Farmacêuticos lançam campanha de prevenção à dengue neste sábado

Terá ainda a Ação saúde para a população. Será neste sábado (24) das 8h às 11h, no centro de CG

Neste sábado (24) das 8h às 11h, no canteiro central da Avenida Afonso Pena, com a Rua 14 de julho, farmacêuticos e acadêmicos lançarão a campanha “Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti”. A campanha será lançada simultaneamente em todo o País e ainda na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A iniciativa é do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP). Serão distribuídos folders educativos sobre os cuidados e sintomas da zika, dengue e chikungunya.

O objetivo é transformar cada farmacêutico desses países em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um posto avançado contra o mosquito Aedes aegypti. Além de oferecer a orientação correta aos pacientes, os profissionais podem identificar pessoas com sinais e sintomas sugestivos, encaminhando os casos suspeitos, prescrevendo terapias adequadas, quando pertinente, e acompanhando pacientes em tratamento. “Quando a pessoa está com sintoma de alguma doença geralmente procura em primeiro lugar o farmacêutico, e estamos preparados para dar o suporte adequado à população”, ressalta a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

A ação é promovida pelo CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) que fará ainda no mesmo local a blitz denominada “Ação Saúde”. Profissionais e acadêmicos farão aferição de pressão e teste de glicemia, além de orientar a população sobre os cuidados com a saúde. O Conselho ainda estará recolhendo medicamentos vencidos.

Todas as atividades são alusivas ao Dia Municipal, Estadual e Internacional do Farmacêutico celebrado neste domingo (25).