Farmacêuticos magistrais fazem teste de Covid-19 em Campo Grande

Testagem contou com a doação de testes da Secretaria de Estado de Saúde.

Mais uma ação foi realizada na última semana, em Campo Grande, para testar os profissionais farmacêuticos, desta vez quem atua na área magistral. A ação de testagem do Covid-19 foi realizada com a doação dos testes pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da conselheira federal de farmácia, licenciada, Márcia Saldanha, em parceria com a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag regional MS), e contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) e da Fiocruz-MS.

Cerca de 50 profissionais foram atendidos e realizaram o teste, do modelo rápido, e puderam conferir a saúde neste período de pandemia. “Esses testes são parte do que foi disponibilizado pela SES-MS, como forma de dar condições de ajudarmos na testagem dos profissionais de saúde. Ocorreu tudo bem na atividade e estamos trabalhando para conseguir mais testes para que possamos ampliar o atendimento aos farmacêuticos que queiram e precisam realizar”, afirma Márcia Saldanha.

A primeira turma foi com os profissionais que atuaram na campanha de vacinação da Secretaria de Saúde de Campo Grande (SESAU), equipe de colaboradores do CRF por estar no atendimento direto aos profissionais e agora foi a vez dos farmacêuticos magistrais. Pelo planejamento, novas turmas serão anunciadas e o objetivo é atender um maior número de profissionais possíveis, tanto da Capital quanto interior. O serviço de testagem foi realizado em uma farmácia associada a Anfarmag-MS, e a organização contou com todos os protocolos de segurança e distanciamento. “Tivemos a preocupação de organizar todos os detalhes, bem como dar as devidas orientações aos profissionais testados e também de ficha documental”, confirma Márcia Saldanha.

De acordo com o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, “o conselho tem apoiado as boas ações que estão ajudando os profissionais e a sociedade. Desde o início do ano, o trabalho em conjunto já ajudou inúmeros profissionais e acreditamos que se cada um fizer um pouco do que pode, ao final sairemos fortalecidos dessa pandemia”, disse ao destacar as boas parcerias, como a do CFF na doação de máscaras e luvas aos profissionais que solicitaram, e ainda na atuação conjunta com demais órgãos e instituições na produção de produtos de higienização no início da pandemia.

A atuação da Anfarmag foi estratégica para garantir estrutura e mobilização dos profissionais.