Farmacêuticos realizam mobilização por melhoria salarial

Ação acontece neste sábado, na Praça Ary Coelho

Diante da insatisfação com os salários pagos à categoria em MS, o Sinfar/MS (Sindicato dos Farmacêuticos de MS) realiza amanhã, das 8 às 12 horas na Praça Ary Coelho, uma mobilização que ao mesmo tempo pretende mostrar a indignação dos profissionais e prestar serviços gratuitos à população. Mato Grosso do Sul é um dos estados com menor piso salarial para o profissional farmacêutico (R$ 926,00). A categoria reivindica que as horas extras sejam respeitadas, com adicional de R$ 3,00 por hora trabalhada e não a adoção de bancos de horas, como aplicam alguns proprietários de farmácias. Em assembléias realizadas em 26 de fevereiro e 19 de abril, Sinfar/MS e profissionais participantes votaram e decidiram que para uma atuação mais digna e o reconhecimento da importância do farmacêutico, a categoria reivindica a prática de três pisos salariais, sendo um de R$ 1.300,00 por 4 horas trabalhadas; R$ 1.500,00 por 6 horas trabalhadas e de R$ 1.700,00 por 8 horas trabalhadas. Durante a mobilização deste sábado, os farmacêuticos realizarão gratuitamente atendimentos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e prestação de atenção farmacêutica. Além da distribuição de folder’s e cartilhas, com objetivo de alertar a população acerca dos riscos do consumo inadequado de medicamentos, bem como exaltar a importância do farmacêutico. Vale ressaltar que a participação de todos os profissionais farmacêuticos é muito importante para a garantia de seus direitos.