Farmacêuticos sul-mato-grossenses prestigiam mais um curso gratuito oferecido pelo CRF/MS

Cerca de 80% dos inscritos participaram da Capacitação em gerenciamento de resíduos dos serviços de farmácia, realizado pelo Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS. O curso faz parte da programação de cursos e palestras de qualificação, elaborada pelo Conselho, destinada a valorização profissional do farmacêutico sul-mato-grossense. Os participantes receberam informações sobre os aspectos técnicos e legais da RDC 306/2004, que trata do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS; Classificação dos resíduos; Etapas da elaboração do PGRSS; Manejo interno dos resíduos; Manejo externo dos resíduos; Tratamento e destinação final dos resíduos e ainda sobre Tratamento e Destinação Final dos Resíduos Farmacêuticos. Para o diretor financeiro do CRF/MS, Adam Macedo Adami, o PGRSS é instrumento importante para a correta gestão dos resíduos oriundos da atividade farmacêutica, mas será inútil se as empresas geradoras não derem uma destinação final ambientalmente adequada ao seu lixo. CONVÊNIO Mais uma vez, se antecipando ao processo de discussões acerca do tema, o CRF/MS, firmou na ocasião, um convênio com a empresa BioAccess – coleta e destinação final de resíduos. Segundo o presidente do CRF/MS, o objetivo é justamente levar aos estabelecimentos farmacêuticos uma alternativa para solucionar o problema central do gerenciamento do lixo contaminado, dar destino adequado aos resíduos que na maioria dos casos são separados corretamente, embalados e identificados. Porém no final todo o processo é perdido, pois a coleta é feita de maneira incorreta. Através do convênio, terão isenção na primeira mensalidade da coleta, os estabelecimentos farmacêuticos inscritos no Conselho, e em dia com a entidade. Segundo Abrão, o Conselho ainda está negociando um aumento de volume pelo mesmo valor.