Farmácia Escola da UFMS completa 10 anos e CRF-MS prestigia o evento
Nesta segunda-feira (16), a Farmácia Escola Profª Ana Maria Baraza da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) comemorou seus 10 anos de funcionamento. O evento contou com a participação de autoridades e profissionais da saúde, entre eles, a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), Daniely Proença.
Durante seu discurso, Daniely destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Farmácia Escola, enfatizando o impacto positivo na comunidade e na formação dos futuros profissionais da área farmacêutica. “Hoje é um grande dia, né? O Conselho Regional de Farmácia está presente em um momento tão significativo, onde a Farmácia Escola da UFMS completa 10 anos de cuidados, de atenção, oferecendo um serviço que começa a atender a população. A maior beneficiada é a comunidade. Momentos como esse reforçam a paixão que temos pela profissão farmacêutica. Parabéns aos coordenadores, professores e reitores da UFMS por realizarem esse trabalho tão importante. Que comemoramos não só o passado, mas também pensar no futuro, sempre focados no atendimento à população, oferecendo cuidado, atenção e amor”, declarou a presidente do CRF-MS.
Desde setembro de 2014, a Farmácia Escola tem sido um espaço essencial para o aprendizado prático dos estudantes e para a promoção da saúde à população. Vinculada à Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN), uma unidade que atende cerca de 530 pacientes mensalmente, oferecendo medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
O reitor da UFMS, professor Marcelo Augusto Santos Turine, também participou da comemoração e ressaltou a importância da parceria entre a Universidade, o governo estadual e o CRF-MS para a continuidade dos serviços prestados. “A Farmácia Escola é uma grande ferramenta para salvar vidas em Campo Grande e representa um espaço de oportunidades para a formação acadêmica e para o cuidado à população”, afirmou Turine.
A Farmácia Escola, além de atender pacientes com condições como esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, também é palco de aulas práticas e estágios para aproximadamente 45 alunos por semestre. Projetos de extensão e pesquisa envolvem a graduação e a pós-graduação complementam o trabalho desenvolvido, sempre focando no uso racional de medicamentos e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
O coordenador da Farmácia Escola, professor Teófilo Fernando Mazon Cardoso, destacou a relevância da instituição no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos: “A Farmácia Escola oferece uma vivência essencial para os estudantes do curso de Farmácia, permitindo que desenvolvam práticas em um cenário real de Farmácia ensino-aprendizagem. Isso traz um impacto direto na formação deles e, consequentemente, no mercado de trabalho”.
Maria Tereza Ferreira, que foi coordenadora da unidade por 8 anos, fala com orgulho do desenvolvimento da Farmácia Escola.“A farmácia escola é uma unidade que surgiu pela necessidade de adequar às novas diretrizes curriculares. Então, ela surgiu em 2014 por meio de um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado de Saúde, no qual a gente forneceria que os medicamentos fossem de ótima ajuda. Na sequência, incorporamos o TBOC e a asma para os pacientes que estão atendidos no nosso computador. Então, os pacientes que são atendidos nessas doenças aqui no Ambulatório, eles passam aqui na farmácia e recebem esses medicamentos. Nós temos quatro farmacêuticos. Para fazer a dispensação e almas para os pacientes que estão atendidos. Práticas de disciplinas e projetos de extensão e projetos de pesquisa que o senhor lida aqui. Então é um espaço que realmente oferece para o aluno e para a sociedade um aprendizado coletivo, uma forma da universidade mostrar a sua importância para a população”.
Maria de Lourdes Oshiro, diretora Tesoureira do CRF-MS, também reforçou a importância dos dados. “Hoje é um dia muito feliz. A Farmácia Escola, nesses 10 anos, tem sido uma oportunidade para os pacientes receberem orientações adequadas sobre o uso de medicamentos. Isso é fundamental para a sociedade e para a formação dos futuros farmacêuticos.”
A comemoração dos 10 anos da Farmácia Escola Profª Ana Maria Baraza reafirma o compromisso da UFMS com a formação de profissionais de excelência e com a promoção da saúde e bem-estar da população sul-mato-grossense.
Também entre os presentes que abrilhantaram o evento histórico, estavam as farmacêuticas da Farmácia Escola Erica Freire de Vasconcelos Pereira, Cristiane Munaretto e Vanessa Marcon, e ainda a equipe da Secretaria de Estado de Saúde: Juliana Conegero e Melisha Stephanie dos Santos Tavares do Nascimento.
Nossos votos de parabéns a todos pela união profissional em prol de um trabalho essencial a sociedade.