Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Farmácia Escola da UFMS completa um ano

Por ano, são mais de 100 acadêmicos que fazem estágio no local

O presidente e o vice-presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão e Osnei Okumoto, participaram nesta segunda-feira, 28, da solenidade em comemoração ao primeiro ano de atuação da Farmácia Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), localizada no HU (Hospital Universitário).

“Ficamos felizes de ver a atuação da farmácia Escola que tem contribuído para a formação de novos farmacêuticos. É bom ver que os profissionais podem sair da universidade com experiência para atuar no mercado de trabalho”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

“Poder ter um contato com a prática ainda na universidade é fundamental para a formação dos profissionais. Isso representa um crescimento para a nossa profissão e ficamos felizes em saber que o curso tem procurado cada vez mais oferecer estrutura para os acadêmicos”, conta o vice-presidente do Conselho, Osnei Okumoto.

A Farmácia Escola da UFMS atende pacientes com esclerose múltipla. Sob a supervisão de duas farmacêuticas, que são as responsáveis técnicas do estabelecimento e fazem a dispensação de medicamentos, acadêmicos e residentes podem ter o contato direto com pacientes que são atendidos no ambulatório do HU.

Por ano, são mais de 100 acadêmicos que fazem estágio no local. A Farmácia Escola ainda é um local para aulas práticas de algumas disciplinas, como semiologia farmacêutica. “A Farmácia Escola é uma oportunidade para acadêmicos de aprendizado. Aqui eles podem ver na prática o que aprendem na teoria. Ficamos felizes de ver esse um ano de atuação do estabelecimento”, conta a coordenadora da Farmácia Escola, Maria Tereza Monreal.

Alessandra Fomes Chauvin está no 5º ano de farmácia da UFMS. A acadêmica foi a primeira estagiária do estabelecimento e conta como foi importante a experiência. “É um processo de aprendizado muito grande. Aqui nós temos o contato direto com o paciente. Podemos conversar e ver as formas de tratamento. Aprendi bastante com essa experiência e com os farmacêuticos que estão sempre nos acompanhando”, declara.