Farmácia inclusiva: Curso de Libras do CFF é destaque entre os farmacêuticos do País

O lançamento do curso on-line de capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), gerou uma forte comoção entre os farmacêuticos brasileiros.

Pensado por profissionais especializados em Libras e também por farmacêuticos para formar profissionais da Farmácia, o curso está sendo ofertado por meio da plataforma edufarma.cff.org.br e faz parte dos projetos do Programa FarmaLibras, que inclui duas outras iniciativas: uma plataforma web para facilitar a comunicação durante o atendimento farmacêutico em Libras e o Vocabulário Terminográfico Farmacêutico Bilíngue (Português-Libras).

Inclusão e empatia são as palavras que definem o curso, segundo a farmacêutica paraense Mariana Villela. Ela conta que participará do encontro de certificação do conhecimento prático (FarmaLibras), que vai acontecer durante o Congresso Farmacêutico do Pará, que será promovido pelo Conselho Federal de Farmácia de 28 e 30 de junho, no Hotel Sagres, em Belém (PA).

Mariana ressalta que a experiência de poder se capacitar, por meio de um curso tão completo e humano, foi um divisor de águas para a sua carreira. "Agradeço ao Dr. Walter e a todos que participaram da elaboração do curso. Inclusão é sinônimo de amor e empatia e o CFF entendeu isso”.

O objetivo será a troca de experiências sobre assistência farmacêutica inclusiva direcionada à pessoa surda, com a realização de dinâmicas práticas em Libras. Ao final, será emitido o certificado com a descrição do seu nível prático de Libras aplicado à farmácia.

O encontro será aberto aos primeiros 40 egressos que realizarem a inscrição pelo link https://forms.gle/Nn9sGSDChpnmHBuH6. O prazo para adesão vai até 25/06/23.

Atenção: Quem ainda não concluiu o curso e, consequentemente, não obteve a aprovação, deve aproveitar para fazê-lo nos próximos dias para poder participar do encontro. Corre que ainda dá tempo!

Vinicius Coimbra Motta, estudante de farmácia em Macapá, fez questão de se inscrever no curso, assim que as inscrições foram abertas. O acadêmico afirma que sentia falta de uma capacitação direcionada para esse público. Ele conta que já se deparou com uma paciente surda e que “todos nós temos o direito de poder nos comunicarmos e que esse tipo de ação é um grande movimento de inclusão. O CFF está de parabéns”, declarou.

Com a alta demanda pelo curso, o CFF abriu novas vagas. Não perca tempo e garanta já a sua participação. Acesse: edufarma.cff.org.br.