Farmácias públicas de Campo Grande recebem Certidões de Regularidade após anos de luta
Até então, todas as farmácias da rede municipal estavam irregulares junto ao Conselho ou atuando de forma clandestina.
Até então, todas as farmácias da rede municipal estavam irregulares junto ao Conselho ou atuando de forma clandestina. A regularização dos estabelecimentos é considerada uma vitória e um marco que entra para a história.
“Essa foi uma das minhas primeiras e principais frentes de trabalho no CRF/MS. Há anos, nós estamos tentando regularizar as farmácias públicas de Campo Grande e do nosso estado. Podemos dizer que a maioria das farmácias públicas em Mato Grosso do Sul são clandestinas ou irregulares. Hoje realizamos esse sonho em Campo Grande, com 100% de regularidade, e esperamos que sirva de exemplo para outros municípios, pois temos um plano que interessa a todos”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.
O coordenador de Assistência Farmacêutica de Campo Grande, Américo Basílio Nogueira, que também participou ativamente dos trabalhos para que fosse realizado um acordo com a Prefeitura, destacou a importância deste momento.
“Isso representa a volta da nossa dignidade. Esse acordo só vem para somar para a saúde pública. Conforme o acordo, essa é a primeira de uma série de inciativas que buscam a melhoria do serviço. Nós ficamos muito contentes com esse avanço”, declara.
Acordo
O CRF/MS e a Prefeitura de Campo Grande assinaram no mês de junho um Termo de Compromisso Mútuo para regularizar as farmácias públicas municipais. Pelo acordo, o CRF/MS se comprometeu a registrar as farmácias públicas municipais, isentando a prefeitura de taxas e encargos e em contrapartida a Secretaria de Saúde registrou imediatamente os estabelecimentos e buscará a assistência farmacêutica total nas farmácias das Unidades Básicas da Saúde da família.