Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Ferring lança nova linha de remédios para triplicar receita

Subsidiária brasileira de laboratório da Suécia espera licença da Anvisa para levar ao mercado brasileiro o regulador intestinal BioGaia em abril.

A farmacêutica de origem sueca Ferring precisa apenas do sinal verde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que está previsto para ocorrer em abril, para lançar no Brasil a linha de probióticos BioGaia, que agem como regulador intestinal. O produto é o primeiro de uma série de 12 lançamentos programados para serem realizados até 2015 e que marcam um posicionamento mais agressivo da Ferring no país. "Queremos triplicar nosso faturamento em cinco anos", diz Roberto Alvarenga, presidente da subsidiária brasileira. No ano passado, a Ferring faturou globalmente € 1 bilhão. A empresa não divulga seus dados regionais. No ranking interno, a unidade brasileira é a 13ª em vendas, em um total de 45 filiais. Alvarenga avalia que, se bem-sucedido em sua estratégia de crescimento, o Brasil galgará o oitavo posto e poderá despertar o interesse da matriz em construir a primeira fábrica verde-amarela. Hoje, todos os medicamentos são importados. A Ferring está no Brasil desde 1995 com um portfólio de dez linhas de produtos em quatro áreas da saúde: urologia, gastroenterologia, reprodução humana e maternidade, com medicamentos e equipamentos que facilitam o parto normal, como o pessário. A grande expectativa para o próximo ano é o lançamento da linha oncológica. O primeiro medicamento a chegar ao mercado será o hormônio para câncer de próstata Degarelix, desenvolvido no centro de pesquisas da companhia em San Diego (EUA) e lançado mundialmente em 2009. No Brasil, está em processo de analise pela Anvisa. Lactobacilos vivos Os probióticos BioGaia, desenvolvidos há 20 anos por empresa sueca homônima, utiliza lactobacilos vivos em sua composição, o mesmo princípio de alimentos funcionais, como alguns iogurtes e leites fermentados, que também se apresentam como reguladores intestinais. As semelhanças terminam aí, garante Alvarenga. O executivo relata que a concentração de lactobacilos é muito maior no BioGaia, o que faz dele um produto indicado para pessoas com complicações intestinais, como pacientes afetados por diarreias agudas causadas pelo uso de antibióticos. Além disso, é o único produzido com leite humano, podendo ser consumido por pessoas com rejeição à lactose. A estratégia comercial também é totalmente distinta dos alimentos funcionais. O BioGaia será comercializado em farmácias em duas versões, comprimido mastigável com sabor de limão, que chega ao mercado agora, e em gotas, este a ser lançado no final do ano, voltado para crianças com menos de cincos anos de idade e recém- nascidos. Apesar de não ter contra-indicações, o produto sueco será primeiro apresentado à classe médica, que será a orientadora do consumo. Os probióticos BioGaia são representados pela Ferring em 40 países, após uma parceria estabelecida há cinco anos. Em Portugal, somou vendas de € 1 milhão em 2009. No Brasil, a empresa está cautelosa ao realizar suas projeções de vendas. Segundo Alvarenga, a expectativa no primeiro ano de vendas é alcançar 15 mil pessoas