Final de ano: É hora de se planejar para começar o ano no azul
O final do ano se aproxima e as promessas para o próximo ano começam a aparecer. E uma delas, que está na cabeça de muitos brasileiros, é melhorar a saúde financeira. E esta é uma ótima época para se planejar e sair do vermelho e o mais importante, continuar mantendo as finanças em dia.
De acordo com Antonio De Julio, especialista em finanças do Moneyfit,
Vale lembrar que quem consegue sobreviver no azul no primeiro mês do ano, tem grandes chances de permanecer nesta situação por vários meses, afirma. Por isso ele dá algumas dicas para o seu planejamento doméstico:
1 – Seja realista: Concentre-se em quitar as dívidas e pense duas vezes antes de contrair uma nova.
2 - Conheça a si mesmo: saiba o quanto gastou por mês com água, luz, combustível, supermercado, compras, lazer e prestações em 2010.
3 – Só pense em adquirir um novo bem se estiver bem financeiramente.
4 - Aprenda sobre juros compostos em aplicações financeiras e informe-se sobre os juros das compras a prazo.
5 - Dedique um pouco do seu tempo para pensar na sua carreira profissional. Será que na mesma empresa onde trabalha não existe uma oportunidade melhor? E nas outras empresas?
6 – Não seja acomodado. Desenvolva seu networking. Participe de grupos e fóruns relacionados a sua carreira.
7 - Não é só de empréstimos e financiamentos que vive o mundo. Se já tem um carro e pode esperar um pouco, um consórcio pode ser uma boa pedida para comprar um novo.
8 - Converse com sua esposa e filhos sobre planejamento doméstico.
9 - Quem deve cuidar da sua saúde financeira é VOCÊ! Conheça os planos que seu banco oferece e as taxas que ele cobra.
10 - Cheque especial não é
complemento do salário. Cheque especial, apesar de estar sempre disponível, só deve ser usado em situações REAIS de emergência e deve ser coberto o mais rápido possível.
ANUIDADE
Como nesta época do ano é comum que o trabalhador já comece a planejar o seu orçamento doméstico, o CRF/MS já confeccionou os boletos e os enviou à agência bancária para emissão do carnê, com data prevista para recebimento ainda durante o mês de dezembro/2010, evitando assim possíveis atrasos.
Os valores podem ser pagos até 31 de março de 2011, no entanto, de acordo com resolução vigente, alguns benefícios são oferecidos aos interessados em antecipar o pagamento: têm direito a desconto de 5% e 2% os que pagarem até 31 de janeiro e 28 de fevereiro, respectivamente.
No caso de antecipação e/ou de não terem recebido o carnê bancário, informamos que os referidos boletos – cota única e parcelas – já estão disponíveis desde o último dia 26/11/2010 na área restrita da página eletrônica do CRF/MS (
www.crfms.org.br).
Lembramos que para o primeiro acesso, se faz necessário cadastramento de senha.
Clique aqui para visualização da Deliberação publicada em
D.O.U. do dia 08/11/2010.