Fiscais do CRF/MS realizaram mais de 10 mil inspeções em 2018

147 farmacêuticos não estavam no local de trabalho no momento da fiscalização e foram notificados

Proteger e defender a sociedade são algumas das atribuições do Conselho Regional de Farmácia de MS (CRF/MS). Para realizar essas funções com excelência o CRF/MS tem trabalhado muito. A fiscalização eletrônica que começou a ser utilizada em 2018 tem garantido maior confidencialidade às fiscalizações, já que os fiscais utilizam tablets e as informações são atualizadas em tempo real. O sistema também impossibilita alterações da inspeção realizada.

Aliada à tecnologia está também o bom trabalho da equipe de fiscalização do Conselho. Só no ano passado foram realizadas pelos fiscais 10.389 inspeções em todo o Estado, totalizando 135 mil quilômetros percorridos.

Do total de inspeções foram constatadas ausências de 898 profissionais nas farmácias, no entanto, a maioria ainda estava com perfil acima de 70% de presença, sendo assim, foram notificados 147 farmacêuticos em 2018 que não estavam no local de trabalho no momento da fiscalização. “Esses 147 são os que apresentaram perfil de presença menor que 70%”, explica o coordenador da fiscalização, Clayton Godoy.

No total foram constatadas 629 infrações, e durante todo o ano foram detectados 39 estabelecimentos sem registro no Conselho.

“Intensificamos a fiscalização do Conselho. Ao mesmo tempo que estamos utilizando a tecnologia a nosso favor, também temos profissionais qualificados e preparados para prestar todos os esclarecimentos aos colegas farmacêuticos durante a inspeção. A fiscalização precisa ser feita para proteger a sociedade, mas ao mesmo tempo para dar valor ao profissional farmacêutico, pois sabemos da importância dele em período integral no estabelecimento”, ressalta o supervisor da fiscalização do CRF/MS, o vice-presidente Alexandre Correa.