Fiscalização: em julho, CRF/MS realizou mais de 1 mil inspeções
No mês de julho, a Fiscalização do CRF/MS realizou 1.043 inspeções, em 40 municípios sul-mato-grossenses.
Nestas inspeções, 22 estabelecimentos foram notificados a contratar farmacêutico, pois não tinham um profissional farmacêutico como responsável técnico, como determina a legislação em vigor.
O coordenador da fiscalização do CRF/MS, Clayton Godoy, explica que 20% das inspeções ocorreram no período noturno. A intenção, segundo ele, é garantir que o farmacêutico esteja protegendo a saúde do usuário de medicamento em todos os períodos do exercício profissional.
"O CRF/MS tem percorrido os municípios em diversos horários diferentes. É uma forma de garantirmos a proteção da população e também da empregabilidade do farmacêutico em todos os momentos, já que, em alguns lugares, não tem o profissional farmacêutico no período noturno, por exemplo. Assim, temos um retrato mais fiel da realidade, inclusive no que diz respeito às irregularidades", explica Godoy.
Com a fiscalização presente em municípios de diversas regiões do Estado, a estimativa é a que população atendida e protegida pelas ações seja de 2 milhões de habitantes.