Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas começa a trabalhar

A solenidade que oficializou a instalação da Frente aconteceu nesta quinta-feira na Câmara dos Deputados

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, participou nesta quinta-feira, 26, da solenidade que oficializou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas. O evento aconteceu na Câmara dos Deputados.

A frente é coordenada pelo deputado federal Ronaldo Nogueira e já tem a adesão de mais de 220 parlamentares. O seu objetivo é propor iniciativas para o fortalecimento do setor, que conta, hoje, com mais de 12 mil estabelecimentos e dez grandes corporações. Embora seja um setor fundamental às redes de saúde – 70% a 80% das decisões médicas se apoiam em resultados de exames laboratoriais – as despesas com esses atendimentos representam apenas 10% do gasto total das operadoras de planos de saúde. Isso, apenas para citar um exemplo.

As principais frentes de trabalho serão: recomposição dos valores das tabelas de remuneração do SUS, desoneração tributária do segmento, abertura de linhas de crédito para financiar equipamentos e melhorias no laboratório e impedir que cooperativas médicas concorram com serviços laboratoriais e de imagem evitando assim a cartelização do setor.

Foto: João Maeda

“A criação dessa frente vem de encontro à necessidade urgente de atender um setor sem reajustes em suas tabelas há mais de vinte anos, que cada dia mais tem a necessidade de se especializar para atender não só as normas emitidas pelos órgãos reguladores como à qualidade dos serviços. Não suportamos mais e precisamos de ações urgentes, além da união no setor para conseguirmos evitar o caos iminente”, destaca o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca que a mobilização é necessária para promover a valorização do segmento e vencer o desequilíbrio que há entre a qualidade dos serviços de análises clínicas prestados ao SUS e o reconhecimento que os laboratórios recebem do Estado. “Estou confiante no trabalho da nova frente para a reversão deste quadro de desvalorização que impera hoje, com uma tabela de valores de procedimentos que não é reajustada há mais de 20 anos”, comentou Walter Jorge João.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Frente, o Deputado Federal Ronaldo Nogueira (RS), pelo presidente da SBAC Jerolino Aquino, pelo ex-presidente da SBAC, Irineu Grinberg e pelo presidente do CFF Walter Jorge João.

Foto: João Maeda

Estiveram presentes no evento os Conselheiros Federais de todos os estados, Presidentes e Diretores dos Conselhos Regionais de Farmácia, presidentes e diretores dos Sindicatos de Laboratórios, Associações de Laboratórios, Proprietários de Laboratórios e Farmacêuticos.