Gaeco desarticula esquema de sonegação e apreende medicamentos

Operação feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) desarticulou um esquema de sonegação fiscal e apreendeu um caminhão baú repleto de medicamentos. A carga seria vendida irregularmente para farmácias de Mato Grosso do Sul e foi interceptada na tarde de quarta-feira (10/12). O flagrante ocorreu quando parte dos produtos era repassada para os veículos de distribuidores, que estavam estacionados no terreno anexo ao Posto Novo Século, localizado na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande. No local foram autuados o motorista do caminhão Volkswagem 2322, placa HSD – 8493, José Ricardo Filho, além de quatro pessoas que se apresentaram como representantes da empresa SV e WM Brasil Distribuidora de Medicamentos, cujo nome fantasia é Brasil Pharma. No momento da operação, quatro veículos eram carregados de medicamentos para distribuição. Segundo o Gaeco, foram flagrados: Kleverson Vera, Néri Ferreira dos Santos, André Augusto Kuseliauskas Martins e Silmonio Garcia Santana. Na operação, o Grupo apreendeu: o Uno Mille placa HSF – 0416, o Vectra HRJ – 4491, o Celta HRY – 6783 e o Celta HSJ – 7851. A ação já era monitorada pelo Gaeco, que descobriu a fraude ao fisco estadual. O esquema envolvia a comercialização de medicamentos para diversas farmácias do Estado. A empresa Brasil Pharma, que não atuava mais em Mato Grosso do Sul, possuía talões de notas fiscais emitidos pela Secretaria Estadual da Receita. Os blocos deveriam ter sido devolvidos quando as atividades foram paralisadas em Mato Grosso do Sul. As investigações apontam que a Brasil Pharma manteve a venda no Estado com notas fiscais inválidas. A Brasil Pharma tem sede na cidade de Jaú (São Paulo), na Avenida Caetano Perlatti, 725. Carga - Fiscais estadual fazem um levantamento do montante sonegado. O próximo passo será a instauração de uma auditoria para averiguar todas farmácias constantes na relação como recebedoras dos medicamentos para contabilizar o crédito devido ao Estado. Neste momento, as pessoas flagradas durante a operação prestaram depoimento na sede do Gaeco, localizada na Rua Joaquim Murtinho, Itanhangá Park. Óleo – Em meio à carga de medicamentos, foram encontrados filtros e tambores de óleo, que seriam entregues no posto. O responsável pelo estabelecimento também foi autuado devido à irregularidade pela forma como foi feito o transporte e por informação incorreta ao fisco estadual. Na ocasião, foi lavrado termo de verificação fiscal no valor de R$ 35 mil correspondente ao óleo.