Genérico, similar, referência e manipulado: você sabe a diferença entre eles?

Na hora de comprar remédios você ainda tem dúvida sobre qual levar para casa? Qual a composição do genérico? O que é medicamento de referência? Qual a diferença entre genérico e similar? E o que é remédio manipulado? São quatro os tipos de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro: de marca ou referência, genérico, similar e manipulado. A classificação se deve à forma de desenvolvimento, obtenção e tipo de registro de cada produto. Referência Os medicamentos de referência são, normalmente, inovadores, cuja eficácia e segurança foram comprovadas por anos de pesquisa. Os estudos resultantes são utilizados para o registro junto à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Eles possuem nomes comerciais definidos pelos fabricantes, conhecidos no mercado. As empresas que lançam os medicamentos de referência possuem o direito de sua comercialização exclusiva por alguns anos, para assegurar que poderão recuperar os altos investimentos feitos durante todo o período de pesquisa e desenvolvimento da nova droga. Este direito é garantido por meio da obtenção da patente do produto. Genérico e similar Tanto o medicamento genérico como o similar possuem fármacos não inovadores, ou s eja, ingredientes ativos e formas farmacêuticas já conhecidas no mercado. São medicamentos que não possuem a mesma formulação do medicamento referência, apesar de possuir o mesmo ingrediente ativo, com a mesma concentração e forma farmacêutica (comprimido, suspensão, xarope, cápsula, entre outros). A principal diferença entre eles é que o genérico não possui nome comercial distinto, é caracterizado pelo nome do ingrediente ativo e pela letra G, de genérico. Já o similar possui nome comercial definido pelos fabricantes, o que pode confundir os consumidores com os medicamentos de referência. De acordo com o Doutor em Química e Gerente Técnico da Bioagri, Edivan Tonhi, atualmente os medicamentos genéricos e similares passam por estudos laboratoriais que garantem a similaridade com o medicamento de referência. Estes estudos são feitos em laboratórios credenciados pela Anvisa que avaliam se estes medicamentos têm o mesmo comportamento que o de referência no organismo humano. Após aprovados, ambos precisam ser registrados junto à agência para serem comercializados. Manipulados Os medicamentos manipulados são aqueles produzidos segundo fórmulas, em pequena escala pelas farmácias de manipulação autorizadas pela Vigilância Sanitária. Esses produtos contêm o princípio ativo e a dose definida pelo médico que prescreveu. Os remédios manipulados são uma alternativa às doses padrões disponibilizadas pela indústria, já que existe a possibilidade de personalização da dose ou mesmo da combinação de princípios ativos em uma única cápsula.