Gestão do CRF/MS completa 180 dias com avanços e programação especial

Acompanhe e fique por dentro das novidades!

Para conscientizar os profissionais farmacêuticos e empreendedores do setor sobre os avanços na profissão, a diretoria do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) lança a programação de ações que marca os 180 dias de gestão.

O objetivo, segundo a presidente Kelle Slavec, é mostrar na prática para os profissionais que o CRF/MS teve avanços significativos nos últimos seis meses. “Estamos empenhados em trabalhar juntos para avançar na atuação do Conselho e esse trabalho não é realizado apenas pela diretoria, mas por todos os conselheiros, delegados regionais, membros de comissões assessoras e os colaboradores”, destaca a gestora.

Para marcar a data em que diretores e conselheiros completam 180 dias de gestão, o CRF/MS anuncia uma programação especial com micropalestras institucionais sobre o funcionamento da autarquia, com conteúdos sobre a plataforma CRF/MS em Casa, canais de comunicação, dicas da fiscalização, conteúdos da assessoria jurídica, explicativo sobre a diferença entre os conselhos federal e regional e os sindicatos patronal e funcional em relação a atuação do CRF, ouvidoria e portal transparência, além do calendário de eventos no interior.

“Vamos lançar um vídeo institucional que mostra o quanto estamos fazendo pela profissão. É claro que as transformações, decisões jurídicas em relação as resoluções e as atribuições dos farmacêuticos, tudo isso tem movimentado a profissão, mas nós estamos acompanhando e procurando fazer o melhor para defender nossos interesses. A população precisa dos farmacêuticos”, destaca a diretora-secretária, Letícia Castellani Duarte, que é educadora e representa o conselho na região da Grande Dourados.

Uma das demandas que tem ganhado repercussão entre os conselhos de classe da área da saúde é a luta contra a graduação por meio do ensino a distância. A presidente Kelle Slavec e a conselheiras federal de farmácia, Márcia Saldanha, estão no grupo estratégico que visa combater essa metodologia educacional. “A internet é de total importância para a educação continuada e a busca pelo relacionamento, ampliação de conhecimento, mas jamais para ensinar uma pessoa a ser farmacêutica. Não podemos admitir isso, ainda mais que a atividade farmacêutica é de saúde, mexe com vidas e pessoas vão morrer se isso for implantado. Onde já se viu. Alguém gostaria de ser atendido por uma pessoa que foi graduada por correspondência?”, desabafa a conselheira federal.

As pautas de plenário também seguem, a todo o vapor, com apreciação de processos administrativos de profissionais e empresas que não atendem as exigências da legislação. As reuniões virtuais com delegados regionais e membros de comissões ajudam na otimização de tempo e custos para a autarquia. “Estamos aprimorando a aquisição de equipamentos para reduzir custos e as reuniões virtuais fazem parte da nossa estratégia de atuação junto aos profissionais do interior”, destaca o farmacêutico Flávio Shinzato, diretor-tesoureiro do CRF/MS.

Já o vice-presidente do Conselho, Alexandre Corrêa, destaca que “o importante neste momento é unir forças para estar mais perto da população. Com tantas atribuições, temos que montar um planejamento de trabalho para atuar mais efetivamente junto da população, mesmo porque, apenas dispensar o medicamento já é coisa do passado”, afirma o gestor, integrante do projeto Farmácia Clínica na Rede Municipal de Saúde de Campo Grande.

Conforme as micropalestras forem entrando no ar, tanto no site quanto nas redes sociais, os farmacêuticos ficarão sabendo por todos os canais de comunicação do CRF/MS para acompanhar o conteúdo. Por isso a importância de estar antenado às mídias do conselho e assim adquirir conhecimento gratuito.