Indústria de genéricos tem faturamento inédito

Setor movimentou 1,7 bilhões de reais no trimestre

O mercado de medicamentos genéricos cresceu 32% em volume no último trimestre e movimentou 1,7 bilhão de reais em vendas. Tal número é uma marca inédita para o setor, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos). No acumulado do ano, as vendas já somam 4,4 bilhões de reais contra 3,2 bilhões de reais registrados em 2009.

A participação de mercado da indústria de genéricos também aumentou, passando de 19,6% em 2009 para 22% no final de setembro - contando com a participação cada vez maior de empresas estrangeiras.

Estima-se que 40% do mercado de genéricos estejam nas mãos de multinacionais que entraram no mercado comprando empresas brasileiras, como no caso da francesa sanofi-aventis, que comprou a nacional Medley. O negócio mais recente foi anunciado há poucos dias, quando a alemã Pfizer comprou os laboratórios Teuto.