Laboratórios devem responder inquérito para controle da poliomielite

Laboratórios de todo o Brasil devem responder ao inquérito nacional, criado para manter o controle da poliomielite, doença que está erradicada no País desde 1989. O Ministério da Saúde, por meio da portaria 560, também determina que seja notificada a existência de amostras de poliovírus em laboratórios públicos e privados. A regulamentação prevê que os laboratórios situados em território brasileiro, públicos e privados, tenham ou não armazenados poliovírus selvagem ou materiais potencialmente infectantes para poliovírus selvagem, que atuam nos segmentos saúde, educação, defesa, ambiental, agricultura, pesquisa, produção de vacinas, assim como laboratórios sediados em indústrias, ou qualquer outro segmento, devem responder ao levantamento nacional de laboratórios, por meio do preenchimento do inquérito eletrônico disponibilizado no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/inquerito. A Secretaria de Vigilância em Saúde recomendará as medidas de biossegurança adequadas a cada caso, assim como promoverá o acompanhamento da implementação. Laboratórios que não atenderem à determinação ferem a legislação sanitária federal. Para acessar o inquérito, basta clicar aqui: http://portal.saude.gov.br/inquerito/ Já as respostas devem ser enviadas para: polio.contencao@saude.gov.br Dúvidas podem ser esclarecidas com Eline, no Lacen/MS, por meio do telefone 3345-1314.