MATO GROSSO DO SUL: Mais da metade dos adultos de Campo Grande está acima do peso
Ministério da Saúde investe no estímulo à alimentação saudável e na promoção da atividade física. No entanto, a proporção de adultos obesos subiu de 11,4 por cento para 15 por cento no País.
Em Campo Grande, o número de adultos com excesso de peso aumentou nos últimos anos. é o que indica o Vigitel, uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde da população. De acordo com o estudo, o percentual de pessoas com sobrepeso em Campo Grande chegou a 51 por cento em 2010, enquanto em 2006, apenas 43 por cento estavam acima do peso ideal.
Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, uma das medidas mais eficazes contra o sobrepeso é se informar melhor sobre os alimentos consumidos. "No caso da obesidade, nós temos que trabalhar com duas medidas básicas. A primeira é a instrução. A pessoa saber se informar, fazer a escolha adequada quando vai fazer a feira no supermercado. Uma segunda medida, sem dúvida nenhuma, é que a melhoria dos padrões sociais no Brasil tem propiciado um maior acesso aos bens de consumo e essa instrução pode fazer com que, ao invés de adquirir alimentos que não tem nenhum valor nutricional mais que engordam, as pessoas possam adquirir mais frutas e legumes."
A pesquisa apontou que apenas 18 por cento dos brasileiros adultos consomem a quantidade recomendada de frutas e hortaliças pela Organização Mundial de Saúde, que é de quatro porções ao dia.