Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Medicamentos desperdiçados geram prejuízo estimado de R$ 5 milhões

Estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelam que 50% das pessoas utilizam os medicamentos de maneira incorreta. Com base na projeção, é possível estimar que, dos R$ 10 milhões investidos em 2007, na compra de medicamentos para usuários dos serviços públicos de saúde de Campo Grande, R$ 5 milhões podem ter sido desperdiçados. Para promover maior adesão de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) aos tratamentos, o CRF/MS promove mais uma etapa do curso de qualificação para profissionais da rede pública. Nos dias 29 e 30 de outubro, serão ministrados dois módulos do curso destinado a farmacêuticos que trabalham em farmácias de postos de saúde e hospitais de Mato Grosso do Sul. Esta é a terceira etapa da qualificação, iniciada no fim de 2007, com objetivo de melhorar o atendimento do SUS. Aproximadamente 100 profissionais deverão participar da capacitação. Na quarta-feira (29/10), a partir das 8 horas, Maria de Lourdes Oshiro abordará palestra com o tema “Adesão à terapia medicamentosa”. Já na quinta-feira (30/10), a partir das 7 horas, Marco Fiaschetti ministra palestra sobre “Humanização e excelência no atendimento da farmácia pública". Para o vice-presidente do CRF/MS, que atua na rede pública de saúde, Wilson Hiroshi, a qualificação tem sido muito importante para os profissionais. No curso, os farmacêuticos analisam casos e trocam experiências vivenciadas no dia-a-dia daqueles que trabalham em unidades públicas. Ele ressalta que a capacitação foi programada para atender ao pedido dos profissionais e acredita que, após o curso, muitos poderão mudar a própria conduta na intenção de atender melhor aos pacientes. “Da maneira como está hoje o paciente é atendido por uma janelinha, sem privacidade. Basta ir a um posto de saúde e constatar que falta humanização”, revela Hiroshi em relação à situação da maioria das unidades de saúde. Marco Fiaschetti explica que durante a palestra irá abordar técnicas para excelência no atendimento voltadas à melhoria na adesão ao tratamento. Ele irá apresentar diferenças de estilos de comportamento pessoal, que exigem estratégias distintas de atuação. Fiaschetti ressalta ainda que o objetivo do curso é propiciar  aos farmacêuticos participantes primeiro a reflexão acerca da atividade que desempenha e a importância dela no contexto da saúde. “Atender bem não é favor, é obrigação”, pontua o palestrante. Serviço – O curso será realizado na Semed (Secretaria Municipal de Educação), na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida. Contatos para a imprensa: Wilson Hiroshi, vice-presidente do CRF/MS: 8407 6213 Aline Queiroz, assessoria de imprensa do CRF/MS: 8131 3165