Medicamentos podem acelerar catarata
A catarata, maior causadora de cegueira reversível do mundo, normalmente é identificada como consequência da idade, porém, pode ser acelerada por fatores externos, como a ingestão de medicamentos. Esta doença, considerada precoce, tem sua origem chamada de metabólica ou tóxica.
A catarata precoce de origem metabólica tem como causa uma deficiência de enzimas no organismo. A tóxica manifesta-se devido a um processo cumulativo de toxinas no cristalino por causa da ingestão de alguns medicamentos.
A corticoide, presente em tratamentos contra asma, alergias, dores reumáticas, rinites, dores crônicas, pós-operatório de cirurgias plásticas e alguns colírios, é a principal causadora de catarata precoce por medicamentos, apesar de nem sempre ser dito pelo médico.
Todos os anos, por volta de 600 mil brasileiros são diagnosticados com catarata, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A doença é a opacificação do cristalino, lente natural dos olhos, que torna-se amarelada e impede a passagem da luz para a formação nítida das imagens na retina e, consequentemente, no cérebro.
O único tratamento existente para retomar a visão reduzida pela catarata é cirúrgico, explica o especialista em catarata do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Takashi Hida.
A cegueira provocada pela catarata é reversível a partir de uma cirurgia de implante de lente intraocular artificial, sublinha.
Fonte: Hospital Oftamológico de Brasília