Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Mercado da farmácia estética apresenta bons índices no retorno pós-pandemia

Setor se mantém firme apesar da crise provocada pelo coronavírus.

A Farmácia apresenta diferentes áreas do conhecimento, e uma delas, a Farmácia Estética, vem apresentando bons resultados apesar da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. “As pessoas estão ficando mais em casa e estão começando a se enxergar mais, se preocupar mais com seu bem-estar”, explica a farmacêutica, Monique Garcia.

Pioneira no setor em Mato Grosso do Sul, a farmacêutica está na área da Farmácia Estética desde 2014, quando iniciou os estudos mais aprimorados na especialização. Montou, em 2016, o “Estética Monique Garcia”, que em 2019 tornou-se “Clínica Monique Garcia”.

A Clínica Monique Garcia trabalha com estética facial, corporal, capilar e clínica de vacinas. Realiza aplicação de toxina botulínica, preenchedores, fios de sustentação, aplicação de enzima corporal, tratamentos capilares, microagulhamento, cursos de aperfeiçoamento profissional e outros.

Para ter esse vasto leque de atendimento, a farmacêutica Monique possui várias qualificações, como especialista em Manipulação de medicamentos e cosméticos, especialista em Saúde Estética e habilitação em serviços de vacinação. “A farmácia estética vem para auxiliar ainda mais o cuidado que o farmacêutico tem com a saúde e o bem-estar das pessoas”, completa Monique.

(Foto tirada antes da pandemia)

A farmacêutica explica que com a pandemia, o setor apresentou uma baixa assim como outras áreas, porém já está retomando os ânimos. “A quarentena ajudou as pessoas a perceberem a necessidade do cuidado e do bem-estar. Por isso, estão nos procurando mais e o retorno está sendo muito vantajoso. É um mercado extremamente promissor, tem uma procura constante”, ressalta a farmacêutica.

Para a atuação na área da farmácia estética, o Conselho Federal de Farmácia mantém duas Resoluções sobre o assunto: Resolução 616, de 25 de novembro de 2015 e Resolução 645, de 27 de julho de 2017.

Segundo a Resolução 645/2017, o farmacêutico é capacitado para exercer a saúde estética, desde que preencha um dos seguintes requisitos: ser egresso do programa de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo Ministério da Educação, na área de saúde estética ou de curso livre de formação profissional em saúde estética reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A Resolução 616/2015 complementa que o farmacêutico pode também atuar profissionalmente se comprovar experiência de pelo menos 2 (dois) anos, contínuos ou intermitentes, na área de saúde estética.

Confira os documentos na íntegra:

Resolução 645/2017 http://www.lex.com.br/legis_27482775_RESOLUCAO_N_645_DE_27_DE_JULHO_DE_2017.aspx

Resolução 616/2015

http://www.lex.com.br/legis_27045719_RESOLUCAO_N_616_DE_25_DE_NOVEMBRO_DE_2015.aspx