Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Moradores de Campo Grande fazem fila pelo atendimento farmacêutico no Bem Estar Global

O evento foi realizado no dia 24 de agosto

Mais uma vez, a participação dos farmacêuticos no Bem Estar Global foi um sucesso. Com o atendimento voltado à prevenção e ao controle do sobrepeso e da obesidade, a Tenda da Farmácia em Campo Grande (MS), esteve entre as mais requisitadas. Uma hora e meia depois de iniciada a distribuição, já não haviam mais senhas. Houve momentos em que a fila de pacientes quase ultrapassou os portões do espaço onde foi realizada a ação. Foram atendidas 168 pessoas. Pelo menos três foram encaminhadas para atendimento de emergência, com taxas de glicemia muito alta.

A coordenadora do Bem Estar Global no Conselho Federal de Farmácia (CFF), Josélia Frade, comemorou os resultados. "Essa é a nossa quinta participação no Bem Estar Global e a sensação é de missão cumprida, pelos muitos elogios dos pacientes e da produção do Bem Estar, que novamente escolheu a nossa tenda para a participação ao vivo no programa."

A abordagem desta edição não foi escolhida por acaso. Campo Grande é a capital do país com o maior porcentual de pessoas com sobrepeso e a terceira em incidência de obesidade, segundo o estudo Vigitel Brasil 2017, do Ministério da Saúde. "O grande número de pessoas que compareceram à Tenda da Farmácia mostrou que a nossa escolha foi muito acertada. Só tenho a agradecer ao CFF, pelo convite, e aos farmacêuticos e estudantes de Farmácia, por, voluntariamente, nos auxiliarem em mais essa enorme contribuição à saúde da população de nossa capital", disse a presidente do CRF-MS, Kelle Slavec.

O presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Tarcisio Palhano, destacou a oportunidade que esta edição do Bem Estar Global proporcionou, de apresentar à sociedade mais uma atividade que os farmacêuticos clínicos estão aptos a realizar. "O atendimento multidisciplinar é sempre mais efetivo no tratamento da obesidade, e o farmacêutico tem um papel importantíssimo nas equipes de saúde responsáveis pelo cuidado a esses pacientes, seja na prevenção ou no controle da doença e de enfermidades a ela associadas." Tarcisio Palhano agradeceu ao presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, por oportunizar a parceria da SBFC na ação. "Saímos daqui muito felizes, com a certeza de que os farmacêuticos são indispensáveis no enfrentamento desse grave problema de saúde pública que representam o sobrepeso e a obesidade."

Foram atendidos casos de sobrepeso, obesidade, diabetes e hipertensão sem controle, mas, surpreendentemente, também, de baixo peso. A farmacêutica Eliete Bachrany, especialista no acompanhamento desses problemas de saúde, recebeu três pacientes cujo exame de bioimpedância, que mede a quantidade de gordura e de músculo no corpo, apontou índice de massa corporal abaixo do normal. "Eram três idosos. Eles apresentavam tontura, fraqueza e dificuldades para realizar pequenas tarefas, além de queda de cabelos. Mas não sabiam o que era IMC e também não tinham nenhuma noção sobre a importância da manutenção do peso para a saúde. Com a devida orientação, espera-se que esses pacientes consigam a reabilitação de sua qualidade de vida."

Para os atendimentos, o CFF e o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul (CRF-MS), correalizador da ação, contaram também com as parcerias da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) – Regional de Mato Grosso do Sul, da Secretaria Municipal da Saúde de Campo Grande (Sesau) e de farmácias comunitárias parceiras. Além de reforçar a equipe de farmacêuticos no local do evento, a Secretaria colocou as unidades de saúde da rede municipal para, junto com as farmácias, receber os pacientes que necessitarão de acompanhamento posterior.

Para a conselheira federal de Farmácia pelo Mato Grosso do Sul, Márcia Saldanha, a ação foi um sucesso. "Foram muitos os atendimentos realizados e os encaminhamentos feitos

Toda a equipe esta de parabéns!"

De acordo com a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, "ficamos muito felizes com a participação desse evento. Nas ações sociais conseguimos ficar ainda mais próximos da população que muitas vezes não tem tempo de procurar ajuda. Estamos preparados para atender, e dessa forma reforça a ideia de que realmente somos o profisisonal da saúde mais próximo da sociedade. Agradecemos a todos os profissionais que dedicaram um pouco do seu tempo para o próximo".

Em cinco edições, é a primeira vez que a Tenda da Farmácia disponibiliza atendimento a pessoas com sobrepeso e obesidade. A produtora executiva do programa Bem Estar, Karina Dorigo, visitou a Tenda da Farmacia e elogiou o trabalho. "Quero agradecer a vocês pelo trabalho belíssimo, caprichadíssimo, e também pelo seu engajamento no Bem Estar Global. O trabalho de vocês tem feito toda a diferença na vida de muitas pessoas", comentou.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, agradeceu à equipe e às entidades parceiras pelo empenho no trabalho, que é totalmente voluntário e que demandou não apenas uma manhã, mas semanas, por conta dos preparativos. "Em nome do CFF, quero agradecer o carinho com que vocês abraçaram esse projeto. Ele é uma vitrine para a nossa profissão e só tenho a elogiá-los por representar tão bem o Conselho e a Farmácia Brasileira."

Atendimentos que foram prestados na Tenda da Farmácia:

• Exame de bioimpedância

• Educação em saúde sobre obesidade e doenças crônicas associadas (diabetes, hipertensão e dislipidemia)

• Medida de circunferência abdominal

• Consulta farmacêutica com farmacêuticos clínicos

• Medida da Pressão Arterial

• Dosagem de glicemia e de colesterol capilar

• Orientação sobre aplicação e rodízio de insulina e entrega de seletores de local de aplicação e

• Orientação sobre o uso racional e o descarte correto de medicamentos, com distribuição de folder sobre o tema

CLIQUE AQUI E ACESSE O VÍDEO - https://youtu.be/ITViG57BvBU