Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Morre em Goiânia, ex-presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos

Jaldo de Souza Santos morreu na tarde desta segunda-feira (03), em Goiânia, em decorrência de septicemia

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) comunica, com pesar, o falecimento, do ex-presidente do CFF (Conselho Federal de Farmácia), Jaldo de Souza Santos.

Jaldo de Souza Santos morreu na tarde desta segunda-feira (03), em Goiânia, em decorrência de septicemia, no Hospital Anis Rassi, onde estava internado desde a tarde do sábado. Ele sofria de problemas cardíacos, usava marca-passo e tinha diabetes.

O corpo será velado na Igreja Presbiteriana do Bairro Vila Nova, das 22 horas desta segunda às 15h de terça (04). O sepultamento está marcado para 16h no jazigo da família do Cemitério Santana (Avenida Independência, Quadra P-89, Setor dos Funcionários).

A diretoria e o plenário do CRF/MS, lamentam o ocorrido e oferecem aos familiares as condolências, bem como os mais estimados préstimos. "Grande amigo dos farmacêuticos sul-mato-grossenses e um lutador pela valorização do profissional. Perdemos um dos maiores líderes da profissão farmacêutica", declarou o presidente do CRF/MS, Kalil Nabhan de Barros.

O ex-presidente nasceu em Araguaina (MT), foi criado em Iporá (GO) e chegou Goiânia, em 1947. Na capital, formou-se farmacêutico pela então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiás da UFG (Universidade Federal de Goiás), iniciava-se ali a trajetória do homem determinado a ajudar a escrever uma nova história para a profissão farmacêutica, no Brasil. Um dos pontos referencias da sua saga é a aquisição, há 55 anos, da Farmácia do Povo, viva, até hoje, localizada no centro de Goiânia.

Souza Santos tornou-se Conselheiro Federal, depois de seu intenso trabalho em plano regional, em 1995. Já sob o critério de mandatos de dois anos para as diretorias e de quatro para os Conselheiros, Jaldo foi eleito Presidente para o biênio 1998-1999 e, sucessivamente, reeleito para comandar as diretorias do CFF, nos biênios 2000-2001/ 2002-2003/2004-2005/2006-2007 e 2008-2009, 2012-2011.

Jaldo de Souza Santos foi farmacêutico por 55 anos e esteve à frente do Conselho Federal de Farmácia há por mais de 15 anos. O ex-dirigente se notabilizou pela defesa dos medicamentos genéricos. Viajou por diversos estados conclamando a sociedade a se engajar nesta política e subsidiou com informações técnico-científicas parlamentares e funcionários do Ministério da Saúde. "Posso dizer que a Farmácia é o maior motivo de orgulho da minha vida", declarava.

Jaldo de Souza Santos era Conselheiro Federal de Farmácia (membro efetivo) representando o Estado de Goiás no Plenário do CFF. Em 2012, recebeu da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária(SBFC) o título de Farmacêutico 7 Estrelas.