MPF encontra milhares de medicamentos vencidos em Corumbá

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar o desperdício de milhares de medicamentos e insumos da Secretaria de Saúde de Corumbá. Segundo o MPF, houve denúncia de que a prefeitura estava descarregado caixas de produtos no lixão do município. Para apurar a veracidade da informação, nesta semana, representantes do órgão fizeram inspeção no depósito da Secretaria e encontraram centenas de caixas com materiais de validade vencida, prestes a serem jogados fora. A Polícia Federal também já havia verificado o caso junto a pessoas que trabalham no lixão, que confirmaram quatro despejos entre o início do ano e o período próximo ao carnaval, informa o MPF. No depósito, o MPF constatou ainda problemas relativos à armazenagem dos produtos, estocados de forma desordenada, em mrio a sujeira, em temperatura bem acima da recomendada e com várias embalagens rasgadas e/ou deterioradas. Foi observada uma aparente falta de segurança das instalações e a ausência de placa de identificação da Prefeitura Municipal, o que sugere o abandono do local, detalha nota enviada hoje à imprensa. Segundo o Ministério Público, medicamentos e insumos, como glicose e soro fisiológico, estavam em ambiente de até 40º C, contrariando a recomendação contida nas embalagens que sugere a conservação entre 15 e 30º C. Dinheiro jogado fora - Além dos medicamento, materiais de consumo como tonner para impressora vencidos, medidores portáteis de glicose não-utilizados, uniformes, jalecos e materiais de limpeza, também estavam mal armazenados. Outra constatação, segundo o MPF, foi que a quantidade de medicamentos que sai do depósito é muito inferior a estocada. O que chamou a atenção do MPF foi enorme quantidade de máscaras para inalação que não se adaptam aos equipamentos de nebulização que são utilizados pela rede municipal, compradas e nunca utilizadas, o que caracteriza desperdício de dinheiro público. Outro sinal de problemas no gerenciamento do local, foi um aparelho de ar-condicionado de 60.000 BTUs (do tipo split), comprado há mais três anos e não instalado. Ainda não há a quantidade do que foi encontrado no local, a contagem ainda será concluída. O MPF recomendou ao Secretário Municipal de Ações Sociais a suspensão do descarte de medicamentos no lixão e um levantamento completo de todos os produtos vencidos e prestes a vencer. "O levantamento deverá ser realizado o mais breve possível, de forma a permitir o aproveitamento, ao menos parcial, da medicação ainda dentro do prazo de validade, esclarece o Ministério Público Federal. A prefeitura de Corumbá se comprometeu a falar sobre a denúncia do MPF ainda nesta sexta-feira.