MS é o 2º estado do Centro-Oeste no ranking de mortes por gripe A
No total segundo dados do Sinan, do Ministério da Saúde, foram 254 mortes de pacientes decorrentes do vírus Influenza H1N1 registradas este ano
Mato Grosso do Sul ocupa a segunda posição no ranking dos estados da região Centro-Oeste que concentram mais casos de óbitos por gripe A. Na região já foram notificados 17 óbitos, segundo o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), atualizado até o dia 29 de julho. Destes, cinco casos estão registrados no Estado, atrás de Goiás que concentra sete mortes pela doença.
No total segundo dados do Sinan, do Ministério da Saúde, foram 254 mortes de pacientes decorrentes do vírus Influenza H1N1 registradas este ano. Destas 223 ocorreram em cinco estados do centro-sul do país – os três da Região Sul, além de São Paulo e Minas Gerais. O número equivale a 87,8% do total de óbitos registrados no país em 2012.
O estado com a maior quantidade de ocorrências é Santa Catarina (72 mortes), seguido por São Paulo (53), Rio Grande do Sul (49), Paraná (33) e Minas Gerais (16). O Ministério da Saúde detectou nas últimas semanas uma redução do número de mortes causadas pela doença. O pico de ocorrências teria ocorrido entre os dias 17 e 23 de junho, quando 46 pessoas morreram no país.
Nas três semanas seguintes, esse total caiu sucessivamente para 36, 28 e 18. Como ainda há óbitos em investigação, esses números devem sofrer alterações nos próximos dias.
O total de mortes ocorridas em 2012 corresponde, até o momento, a 12,3% do total verificado em 2009, quando 2.060 pessoas morreram no Brasil. Naquele ano, os mesmos cinco estados concentraram 74% dos óbitos. O fim da pandemia da doença foi decretado em agosto de 2010 pela OMS (Organização Mundial da Saúde).