Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Mutirão de Assistência Farmacêutica visita 138 moradores do Jóquei Clube

Após selecionado o bairro, os profissionais levam informações de porta em porta com a intenção de valorizar a importância do farmacêutico junto à comunidade

Durante mutirão realizado no último dia 30, farmacêuticos atenderam 138 moradores do bairro Jóquei Clube, em Dourados. Depois de selecionado o bairro, os profissionais levam informações de porta em porta com a intenção de valorizar a importância do farmacêutico junto à comunidade e às equipes de Saúde da Família.

O Mutirão de Assistência e Atenção Farmacêutica foi idealizado pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica em parceria com os farmacêuticos da rede de saúde pública de Dourados. Segundo o farmacêutico do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Luciano Morais Melo, através de um formulário específico, os profissionais fazem um levantamento de dados com a vizinhança sobre o grau de conhecimento deles em relação aos medicamentos obtidos e utilizados.

Na última ação, realizada no dia 30 de março, 138 moradores foram orientados pelo grupo nas 41 residências visitadas. Em cima da média de 3,4 moradores por casa visitada, o Mutirão pode constatar que 55 pessoas fazem o uso de medicamentos continuamente.

A grande maioria dos entrevistados (63%) obtém os medicamentos de uso contínuo através do SUS. Dos 55 pacientes que fazem o uso contínuo de medicamentos, nenhum adquire os medicamentos na rede privada, o que reflete o perfil sócio-econômico desta comunidade, muito dependente dos serviços prestados pelo SUS.

O Mutirão é realizado desde março de 2011. Em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, os farmacêuticos fazem visitas domiciliares, em residências de pacientes pré-escolhidos, hipertensos e/ou diabéticos que fazem uso de medicamentos continuamente.

Segundo Luciano Morais é importantíssima a participação do profissional farmacêutico na formulação deste projeto e de outros, como o Acompanhamento Farmacoterapêutico, que está em elaboração, tendo em vista a visão diferenciada do profissional especialista nas questões que envolvam o e o paciente.

“Em projetos dessa natureza, que não envolvem gastos significativos para o município, o profissional farmacêutico consegue assumir uma posição de destaque junto aos gestores de saúde e os demais servidores de saúde. O retorno que vem da comunidade tem sido muito positivo e gratificante”, avalia.

Dados - Segundo dados do mutirão, em caso de dúvidas ou reações estranhas relacionadas aos medicamentos, a maioria dos entrevistados admitem recorrer ao Agente Comunitário de Saúde (31%) ou a alguém do Posto de Saúde (29%). Muitos preferem o auxílio de parentes e vizinhos (14%), índice maior que o registrado para auxílio junto aos profissionais de saúde de nível superior da rede pública de saúde como o médico (12%), o enfermeiro (3,5%) e o farmacêutico (3,5%).

Quanto às principais sugestões levantadas pela população entrevistada, 47% sugeriu que seja evitado o desabastecimento de medicamentos nas farmácias municipais. A necessidade de instalação de uma farmácia municipal no bairro do Jóquei Clube e a ampliação da lista dos medicamentos ofertados na REMUME vieram logo em seguida.

Entre as principais dificuldades encontradas para a correta utilização dos medicamentos por parte dos entrevistados, quase metade (41%) questionou a letra ilegível no receituário, problema recorrente levantado em todos os Mutirões realizados até o momento.

A automedicação se mostrou uma prática utilizada por mais de 20% da população entrevistada e mais de 80% dos entrevistados desconhecem a presença do farmacêutico em tempo integral na farmácia municipal do Parque II, a mais próxima da região do Jóquei Clube.

Grande parte dos entrevistados afirmou ter interesse em receber acompanhamento pelo farmacêutico (77%), fato que reforça a importância do Acompanhamento Farmacoterapêutico, projeto piloto que será iniciado brevemente em dois bairros do município (Parque II e Vila Rosa).

Cronograma – Para 2012 estão previstos mais seis mutirões que serão realizados bimestralmente. O próximo acontece no dia 25 de maio, no bairro Carisma. Seguindo dos bairros Izidro Pedroso (julho), Quarto Plano (setembro), Itahum (novembro) e Vila Vargas (dezembro).