Mutirão de Dourados é selecionado para o Congresso de Uso Racional de Medicamentos
Intitulado “Visitas farmacêuticas domiciliares: análise de uma experiência realizada em seis bairros do município de Dourados/MS, entre março de 2011 e março de 2012”, o trabalho será apresentado oralmente durante o evento
O Mutirão de Assistência e Atenção Farmacêutica realizado em Dourados pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica em parceria com profissionais da saúde pública do município é um dos 96 trabalhos selecionados para apresentação durante o 4º Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos, realizado entre os dias 12 e 15 de agosto, na Bahia.
Desde a sua criação, em março do ano passado, já foram realizados sete mutirões, com 465 pessoas entrevistadas em seis grandes bairros de Dourados.
Intitulado “Visitas farmacêuticas domiciliares: análise de uma experiência realizada em seis bairros do município de Dourados/MS, entre março de 2011 e março de 2012”, o trabalho será apresentado oralmente durante o evento.
Segundo o farmacêutico do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Luciano Morais Melo, as ações foram bem sucedidas e agora o grupo tem a oportunidade de expô-las no Congresso.
“Pensamos em levar essa experiência e mostrar aos outros municípios e pessoas presentes, vamos compartilhar e divulga-la”, salienta.
Os mutirões são visitas farmacêuticas domiciliares em residências de pacientes com uso de plurimedicação ou com histórico de não adesão ao tratamento. “Nós fazemos orientações quanto ao uso correto e racional dos medicamentos, os riscos envolvendo a automedicação, análise das condições de armazenamento dos medicamentos em casa e recolhimento de medicamentos vencidos ou deteriorados”, completa o farmacêutico.
Através de um formulário específico, os profissionais fazem um levantamento de dados com a vizinhança sobre o grau de conhecimento deles em relação aos medicamentos obtidos e utilizados, que mostram as principais dificuldades encontradas pelos pacientes em relação à continuidade, garantia e qualidade do tratamento.
O Núcleo de Assistência Farmacêutica teve ainda um segundo trabalho selecionado entre os 236 melhores no formato de apresentação em pôster, intitulado “Pescando e aprendendo: estratégia para o uso racional de medicamentos”.
O trabalho foi realizado pela equipe da farmácia do bairro Parque II. Para estimular crianças e adultos, uma barraca de pescaria foi montada, onde cada peixe correspondia a uma pergunta relacionada ao uso correto, conservação e riscos dos medicamentos, para conscientizar crianças e adultos.
O 4º Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos é o evento mais importante desta área, organizado pelo Ministério da Saúde, Anvisa e Organização Pan Americana de Saúde - OPAS, na categoria de experiência profissional bem sucedida no SUS. O Congresso será realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, entre os dias 12 e 15 de agosto.