Na Capital, Dia do Farmacêutico é comemorado com palestras e ação arrecada alimentos para doação
A ação foi promovida pela Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF/MS como parte da Semana Nacional do Farmacêutico
No dia 25 de setembro, data em que se comemorou o Dia Internacional e também o Dia Municipal do Farmacêutico, os profissionais celebraram com palestras sobre Farmácia Hospitalar no auditório do CRF/MS.
Os temas trabalhados foram “Notivisa – Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária”, com a gerente de Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária, da Vigilância Sanitária Estadual, Vivian Poppi e “A Atuação do Farmacêutico na Oncologia”, com o farmacêutico do setor de Oncologia do Hospital Regional de Campo Grande, Fábio Luis Miotto. A ação foi promovida pela Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF/MS como parte da Semana Nacional do Farmacêutico.
“A gente quer divulgar as atribuições do farmacêutico hospitalar, o que ele pode fazer”, explicou o presidente da Comissão, Igor Luiz Silva. Este foi o primeiro trabalho aberto aos farmacêuticos da Comissão.
“Primeiro de muitos que virão, nós não medimos esforços para cumprir esse objetivo, de ter a casa cheia em prol da profissão”, destaca.
A escolha dos temas se dá pela relevância deles no momento. “Queremos preparar o farmacêutico hospitalar para a realidade. Só entendendo o tema ele vai ter segurança para atuar neste setor”, explica.
A palestra sobre o sistema de notificação da Anvisa, o Notivisa, abriu a noite. “Hoje estamos sendo muito cobrados pelo protocolo de segurança do paciente e o Notivisa ainda gera dúvidas”, reforça Igor.
Os participantes fizeram a entrega voluntária de 1 quilo de alimento não perecível. Na ocasião, foram arrecadados 21,5 quilos e 2 litros de óleo. Dos alimentos, foram recolhidos 12 de feijão, 2 de arroz, 3 de trigo 2,5 de macarrão e 2 de açúcar. Toda arrecadação será doada para uma instituição de caridade.