NASF já conta com três farmacêuticos em Dourados

Como parte do projeto que prevê a inserção de farmacêuticos no SUS (Sistema Único de Saúde), Dourados já conta com três profissionais da área, que integram o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). A contratação dos farmacêuticos é reflexo da iniciativa do CRF/MS, que desde o ano passado iniciou negociação com os gestores de saúde para que os profissionais possam prestar assistência farmacêutica à população. A portaria que cria o NASF foi assinada em janeiro deste ano. O núcleo disponibiliza à sociedade equipes multiprofissionais de saúde, para ampliar a abrangência e o espaço das ações da atenção básica. O objetivo é promover a resolubilidade dos tratamentos oferecidos à população. Aprovado em concurso público, Luciano Morais é um dos três farmacêuticos que atua no NASF. Para ele, a contratação dos profissionais é “a porta de entrada de outros profissionais de saúde na estratégia de saúde da família”. Ele explica que a atuação no NASF terá como enfoque o medicamento com objetivo de garantir à população o efetivo acesso e a promoção do uso racional de medicamentos. O núcleo implantado em Dourados é classificado como o NASF I, ou seja, é composto por pelo menos cinco profissionais de diferentes áreas. Cada equipe terá contrapartida federal de R$ 20 mil por mês. Em Dourados, cada um destes núcleos dará suporte a cerca de 12 ESF (Equipes Saúde da Família) da cidade. Existe ainda o NASF II, que foi criado para atender municípios pequenos e é constituído por pelo menos três profissionais de diferentes áreas. Neste caso, o repasse do Governo Federal é de R$ 8 mil por mês, para a manutenção dos núcleos. O NASF está em implantação em cidades como Goiânia, Belo Horizonte, Londrina e Apucarana, por exemplo.