Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

No Dia pelo Uso Racional de Medicamentos, Conselho de Farmácia faz alerta à população

Material gráfico será distribuído em postos de combustíveis

Dia 5 de maio é o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, por isso o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) alerta a população sobre o perigo do uso incorreto de remédios. Estão sendo feitas orientações para a população por meio das mídias jornalísticas e também redes sociais. Foi feito ainda um convênio com o Sinpetro/MS (Sindicato dos Postos de Combustíveis de MS) e com o Sintaxi (Sindicato dos Taxistas), e partir desta sexta-feira os trabalhadores de postos de combustíveis da Capital e os taxistas distribuirão para a população, folders com orientações para evitar a automedicação e como fazer o uso correto dos medicamentos. “Estes trabalhadores estão em contato direto com um grande público, e agora eles nos ajudarão distribuindo estes folders com orientações para a população”, ressalta a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

O Sinpetro incluiu o material gráfico nas sacolas que estão distribuindo aos condutores, com materiais do Maio Amarelo, para reduzir o número de acidentes de trânsito. “As entidades unidas em prol da saúde da população. O que define a eficácia do medicamento é o uso correto dele. Se a pessoa tomar algum remédio a mais ou a menos, além de não fazer efeito, pode até mesmo levar a morte. Tomar medicamento por conta própria também é muito prejudicial, é preciso ter sempre a orientação de um farmacêutico. A automedicação também pode causar sérios riscos à saúde e também a morte”, complementa a presidente.

Os taxistas de Campo Grande também farão a distribuição do material informativo. Os passageiros que utilizarem o serviço receberão o folder e algumas orientações, conforme parceria firmada com o Sintáxi-MS (Sindicato dos Taxistas do Estado de MS). "A automedicação afeta diretamente na saúde de nosso clientes. Esperamos com essa parceria, esclarecer para nossos passageiros e motoristas sobre os riscos desse uso irracional, que pode gerar impactos negativos na saúde da pessoa", declara o presidente do Sintáxi-MS, Bernardo Quartin.

Conforme os dados do CIVITOX (CENTRO INTEGRADO DE VIGILÂNCIA TOXICOLÓGICA), no período de 2014 a 2016 em Mato Grosso do Sul, 40% das intoxicações ocorreram por acidente individual, evidenciadas, em sua maioria, nos momentos de descuido dos pais e/ou responsáveis em associação à curiosidade das crianças nas oportunidades de contato com os medicamentos.

As tentativas de suicídio corresponderam a 40%. Erro de administração: 8%, uso terapêutico: 5%; automedicação: 3%; prescrição médica inadequada: 1%; uso indevido: 1%; Ig: 2%. Ocorrências quanto à faixa etária. Crianças até 9 anos: 45%; crianças de 10 a 14 anos: 5%; adolescentes de 10 a 19 anos: 8%; faixa dos 20 aos 39 anos: 24%; faixa dos 40 aos 59 anos: 13%; faixa dos 60 anos em diante: 5%.

As intoxicações ocorreram mais em mulheres (61%) e na zona urbana (82%). No período de 2014 a 2016 foram registradas 1067 intoxicações humanas por medicamentos, 05 ocorridas em animais e 729 auxílios de informação não associados a evento toxicológico.

Uma pesquisa do ICTQ (instituto de pós-graduação para farmacêuticos), divulgada em 2014, revelou que 76,4% dos brasileiros praticam a automedicação, e destes, 32% aumentam a dosagem do remédio por conta própria, sem orientação do médico ou do farmacêutico.

O Civitox é o local indicado para a pessoa procurar ajuda em caso de intoxicação: Plantão 24h/dia: 0800 722 6001 ou (67) 3386-8655.