No Jardim Marabá, evento aproxima os farmacêuticos da população
Mais uma agenda que aproxima a população dos farmacêuticos e do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul. Desta vez, a ação aconteceu na unidade de saúde do Jardim Marabá, em Campo Grande, e foi coordenada pela conselheira regional de farmácia, Marianne Marks. Ela também é farmacêutica na Atefarma, estabelecimento farmacêutico da região.
A ação foi comemorativa ao período de Páscoa e ofereceu diversos serviços gratuitos a população, todos na área da saúde, social e esporte.
Na participação do CRF-MS, a conselheira Marianne Marks conversou com a população sobre a importância do descarte correto e o uso racional de medicamentos, bem como no local havia estrutura para o descarte desses medicamentos que estão em desuso.
"Foi muito gratificante realizar essa ação, principalmente porque nós, farmacêuticos, estamos todos os dias atuando com as pessoas e com demais profissionais de saúde. Aqui, no Jardim Marabá, por exemplo, tenho uma comunicação direta com toda a equipe e esse trabalho conjunto é que garante o acesso das pessoas aos serviços de saúde, seja público ou privado. Estamos trabalhando bastante e a presença do Conselho na ação reforçou nossa importância para cada morador da região", disse Marianne Marks que estava bastante motivada com a ação saúde da tarde desta quarta-feira.
Os trabalhos foram acompanhados por acadêmicos de Farmácia, futuros profissionais que em breve estarão atuando nas demandas técnicas. "Sempre digo que trazer os acadêmicos conosco é a forma de inserir desde já todos eles no mercado de trabalho e parte das nossas atividades é conversar com a população, entender suas necessidades, buscar solução e isso tudo se faz em conjunto com o envolvimento não somente dos farmacêuticos mas de toda a equipe de saúde que atuam nas mais variadas áreas da saúde".
Os profissionais presentes na ação, elogiaram a atuação da farmacêutica e destacaram o quanto é importante que a população acredite, confie e procure os estabelecimentos farmacêuticos da região, pois eles reforçam a saúde que as pessoas tanto buscam.
A médica Nirraela é um exemplo. "Essa parceria é muito importante. Muitas vezes, numa dificuldade de acesso ao serviço de saúde, pode procurar um farmacêutico mais perto para ser atendido, como é o caso da farmacêutica Marianne, que sempre está contribuindo com os trabalhos. fico muito segura em saber que ela está sempre por perto, pois também orienta a população sobre o uso de medicamentos, descarte e outras atuações que fazem a diferença. Nos estabelecimentos farmacêuticos temos profissionais qualificados e a população pode acessar, até porque ficam muito mais tempo aberto para oferecer diversos atendimentos a quem precisa".
Essa ação saúde alusiva a Páscoa foi coordenada pela equipe da unidade Jardim Marabá e parceiros, e contou com orientações, atendimentos, cadastros para emissão de documentos, apresentações de coral, judô, diversão, distribuição de ovos de Páscoa, sorteio de cestas básicas. O evento foi prestigiado por lideranças políticas, como a prefeita Adriane Lopes, vereadores e secretários municipais.
O CRF-MS participou junto com a Atefarma como apoiador no espaço destinado ao descarte correto de medicamentos.
Projeto em breve
Para o mês de abril, o CRF-MS anunciará uma oficina temática para dar dicas e ensinar como realizar uma ação de saúde nos estabelecimentos farmacêuticos. Essa iniciativa será coordenada pelos grupos técnicos de trabalho e envolverá todos os conselheiros e colaboradores. "Além da atuação do CRF-MS junto aos estabelecimentos de saúde e os profissionais, acreditamos que é preciso dar condições para que todos possam trabalhar na promoção dos nossos conhecimentos e isso pode ser feito por meio de ações de saúde. Mas, como fazer, como ter o apoio do CRF, como envolver entidades de classe e o poder público para apoiar, como sensibilizar as lideranças comunitárias e que tipo de serviço oferecer", disse a presidente do CRF-MS, Daniely Proença.