No posto de saúde do bairro Macaúbas, CRF/MS leva orientação sobre Plantas Medicinais a mais de 60 idosos

No Dia do Farmacêutico, o CRF/MS esteve também na UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar) do bairro Macaúbas, região para a Saída de São Paulo. O presidente do Conselho, Ronaldo Abrão, falou sobre o uso de plantas medicinais para um público grande em número e também em curiosidade.

Foram mais de 60 idosos pacientes do posto que assistiram e perguntaram sobre chás e o uso das plantas. De maneira simples e prática, Abrão citou exemplos como do alecrim, planta usada desde a pré-história. “Além de ser boa para comida, é um estimulante”, orientou.

As diferenças entre as regiões também foi tema da discussão. “O que aqui em Mato Grosso do Sul chama mamica de cadela e é um arbusto, por exemplo, no Rio Grande do Sul é uma árvore e outra planta completamente diferente”, alertando sobre o cuidado que deve ser ter com as plantas.

Abrão reforçou que elas não devem ser usadas sem a orientação do farmacêutico e o conhecimento do médico. “O farmacêutico é quem mais entende de planta medicinal e nunca interrompam um tratamento”, frisou.

Para a população, Ronaldo explicou que a forma mais comum de se fazer chás é através da infusão. “Pega a erva e joga na água fervendo. Desliga o fogo e tampa”, ensina. “Aquela água quente vai soltando o medicamento”, completa.

A aposentada Carla Barbosa da Silva Lopes, de 66 anos, foi uma das que aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. Moradora do bairro, ela conta que usa plantas medicinais para curar a gastrite. “Eu gosto quando vem gente ensinar, porque eu aprendo mais”, disse.

O mesmo pensamento foi compartilhado pela dona de casa Evanir Souza, de 57 anos. “Tomadora assídua de chá”, como se define, ela tinha várias perguntas em mente. “Tudo o que eu vou fazer eu pergunto antes. Tem muita coisa para preparar, mas a gente precisa saber fazer”, comenta.

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, classificou a ação como fantástica. “No dia do farmacêutico, precisamos mostrar qual é o nosso papel, de orientar à população”, ressaltou.

A ação - O CRF/MS participou da ação a convite das farmacêuticas da unidade, Maria Aparecida de Souza Costa e Andressa Vieira de Arruda. A iniciativa é realizada pela CAF (Coordenadoria de Assistência Farmacêutica). A jovem farmacêutica Andressa tem 25 anos e assumiu o cargo há dois meses. “Este contato é novo, agora que estou começando a conhecer os costumes da população. E através dessas atividades é que levamos o que é o farmacêutico e suas atribuições”, destacou.

Além da palestra, o dia teve entrega de panfletos informativos desenvolvidos pela CAF do município e consultas farmacêuticas. Com o slogan “Aqui tem farmacêutico”, o material ensinava sobre os riscos da automedicação e o que são e para que servem as ervas mais acessíveis.

Segundo a coordenadora da CAF, a farmacêutica Cynthia Antonielly, a proposta foi de trabalhar o papel do farmacêutico durante todo o mês de setembro em todas as unidades de saúde.

“Com foco no atendimento, solicitamos que todas as unidades afixassem cartazes “Aqui tem farmacêutico, um profissional da saúde” para enfatizar o papel do profissional à população. O nosso intuito é mostrar o diferencial do profissional”, explica. Para isso, foram estabelecidas metas de realizar pelo menos uma ação em cada unidade e 10 consultas farmacêuticas sobre como administrar medicamentos. “Tivemos muito sucesso, vários profissionais aderiram à ideia”, concluiu.