No rádio e nas ruas, Semana terá serviços de saúde, doação de sangue e cadastro da medula

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul realiza entre os dias 22 e 27 de setembro, a Semana Nacional do Farmacêutico. As ações acontecem em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Em todo o Estado, a partir de segunda-feira, os farmacêuticos e a população já vão ouvir a campanha no rádio. Veiculada pela FM Educativa UCDB, serão quatro anúncios com dezenas de inserções diárias que explicam o papel e atribuições do farmacêutico e levam a mensagem: “Procure o farmacêutico. É seu direito e faz bem à saúde”. Na quarta-feira, dia 24, o CRF/MS e os farmacêuticos de Campo Grande estarão com ação no calçadão da Barão do Rio Branco fazendo a orientação e assistência farmacêutica. Das 7h30 às 12h, será oferecido, de graça, à população aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, descarte e recolhimento de medicamentos vencidos, em parceria com a Oxinal Ambiental e, ainda, a unidade móvel do Hemosul para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A intenção da Semana, segundo o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, é de divulgar o trabalho do farmacêutico que teve a sua importância ampliada e reconhecida com a publicação da Lei 13.021/14 de 11 de agosto que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde. Na quinta-feira, 25, data em que se comemora o Dia Internacional e também o Dia Municipal do Farmacêutico, em Campo Grande: a Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF/MS promove, a partir das 19h, no auditório do Conselho as palestras “Notivisa – Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária”, com a gerente de Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária, da Vigilância Sanitária Estadual, Vivian Poppi e “A Atuação do Farmacêutico na Oncologia”, com o farmacêutico do setor de Oncologia do Hospital Regional de Campo Grande, Fábio Luis Miotto. Para se inscrever, clique aqui. No mesmo dia, o CRF/MS e a Unigran, promovem em Dourados, das 14h às 18h, ação no Shopping Avenida Center, com atendimento à população através de aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, orientação e atenção farmacêutica. Para encerrar a programação, no sábado, dia 27, o Conselho em conjunto com os farmacêuticos de Três Lagoas, vão ocupar a Praça Ramez Tebet com serviços de aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, orientação e atenção farmacêutica. A ação vai das 8h às 12h.