NOTA DE ESCLARECIMENTO: VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS

Informações oficiais sobre a fase atual de vacinação em Mato Grosso do Sul

Diversos municípios de Mato Grosso do Sul já receberam as primeiras doses e iniciaram a vacinação contra o Coronavírus (COVID-19).

Pelas informações oficiais prestadas pelas secretarias de saúde, municipais e estadual, os farmacêuticos e os farmacêuticos-bioquímicos estão incluídos no grupo prioritário e serão contemplados já na primeira fase de vacinação, fase prioritária que inclui os profissionais da saúde.

Ressaltam, entretanto, que as primeiras doses da vacina recebidas nesta primeira remessa serão destinadas prioritariamente aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao Coronavírus, ou seja, àqueles que atuam diretamente no tratamento de pacientes com Codi-19 e que trabalham na rede hospitalar e na urgência/emergência, incluindo ainda os idosos acamados e à população indígena.

Os farmaceuticos que trabalham em Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRS) estão sendo vacinados. Segundo as informações oficiais, à medida que mais doses forem recebidas pelos municípios, os grupos de vacinação serão ampliados e os demais profissionais de saúde receberam a vacina.

Vacinação de profissionais de saúde em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande lançou um site para profissionais da saúde efetuarem o cadastro para receber a vacina contra a COVID-19: vacina.campogrande.ms.gov.br

No sistema os profissionais de saúde e às pessoas do grupo prioritário e aptas a receber a vacina nesta fase poderão realizar a sua identificação online e enviar os documentos obrigatórios;

A identificação prévia busca garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinacão e tentar evitar as grandes aglomerações.

PASSO A PASSO PARA A IDENTIFICAÇÃO:

1- A pessoa apta a receber a vacina acessa o endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo sistema;

2- Antes de finalizar a identificação a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho profissional; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);

3- Finalizada a identificação do profissional ou pessoa do grupo prioritário, ela poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela SESAU/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema;

4- Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a SESAU irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa cadastrada e identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

Inicialmente, o sistema destinava-se ao cadastro de profissionais da rede pública de saúde (REMUS), mas após a solicitação do CRF/MS, do CRO/MS e de outros órgãos, a SESAU realizou ajustes no sistema, de modo a permitir o cadastro de profissionais de saúde da rede privada, como é caso dos farmacêuticos que atuam em drogarias e laboratórios de análises clínicas. Desse modo, farmacêuticos e demais profissionais de saúde da rede privada deverão marcar a opção “OUTRAS LOCALIDADES”.

Os profissionais de saúde devem anexar no sistema (upload) um comprovante, como a foto ou imagem da cédula de identidade profissional com foto (carteirinha do conselho de classe) documento oficial com foto. Este processo de identificação não serve como agendamento, apenas permite que o atendimento seja agilizado nos locais de vacinação para evitar aglomerações e permitirá à Sesau conhecer o universo de profissionais a serem vacinados.

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação do profissional já cadastrado e identificado.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação profissional.

No momento atual, o plano de vacinação da Capital está priorizando a vacinação dos profissionais da saúde da linha de frente, ou seja, àqueles profissionais que atuam diretamente no tratamento de pacientes com Covid-19 (Profissionais da Rede Hospitalar e das Unidades de Urgência/Emergência).