NOTA INFORMATIVA DO CRF/MS – KIT COVID

Veja na íntegra!

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS), diante das recentes notícias da existência de um Kit Covid-19, com medicamentos para integrar o processo de tratamento do coronavírus, informa que é preciso seguir as orientações científicas e se fundamentar pelos estudos que buscam a eficácia do tratamento.

O CRF/MS informa que os profissionais farmacêuticos estão à disposição da população para atendimentos em tudo que se refere a medicamentos, pois este é a autoridade habilitada para tal conteúdo técnico. A instituição CRF/MS está à disposição das autoridades e demais instituições que queiram desenvolver debates e tratar de assuntos relacionados a medicamentos e suas reações.

Afirmamos nosso compromisso com a saúde da população e a defesa dos profissionais farmacêuticos, na certeza que juntos podemos caminhar para um atendimento com mais qualidade e resultados eficientes, e assim evitar o avanço da automedicação e o desabastecimento de medicamentos devido a divulgação inadequada ou não embasados tecnicamente para tal objetivo.

Conclamamos a população e as autoridades para que sempre busquem a origem das informações técnicas científicas para definir qual o melhor tratamento a ser seguido, bem como aprimorar a nossa atuação dentro daquilo que é prerrogativa da profissão e do conselho. Finalizamos com o alerta quanto a falsa ilusão de que a utilização de medicamentos na prevenção ou na proteção contra o vírus, pode causar a sensação de liberdade e descaso com as medidas de prevenção já consolidadas cientificamente contra a pandemia, dentre elas o uso de máscaras (de forma correta), higienização de mãos e ambientes, distanciamento social, “etiqueta respiratória”, entre outros.