O que é o uso racional de medicamentos? Veja aqui orientações básicas para o uso correto

Uso racional: definição parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo

O CRF/MS disponibiliza um canal para conteúdos de artigos, os informativos impressos do Conselho e materiais que possam auxiliar o farmacêutico no dia-a-dia, como novas resoluções e estudos na área da saúde. No campo “Informativo” à esquerda da tela, encontram-se Boletins e Cartilhas, como esta: de Janaína de Pina Carvalho e Mary Gomes de Barros sobre o “Uso Correto de Medicamentos”, editada pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos.

A cartilha começa relatando que muito se ouve falar sobre o uso racional de medicamentos e que a todo momento, novas reportagens sobre produtos que foram usados sem orientação médica que, além de não trazerem benefícios, ainda fizeram mal, vem à tona na mídia.

Um exemplo, foi no início de 2010, quando foi veiculado alerta sobre a sibutramina (utilizada no tratamento da obesidade), que teve sua venda restringida depois de verificado que este medicamento aumenta os riscos de doenças do coração em 16% dos pacientes tratados. No Brasil, este medicamento sempre foi vendido apenas sob prescrição médica. Ainda assim, existem relatos de que algumas pessoas usaram sem esta prescrição.

A definição usada pelo Ministério da Saúde e instituições internacionais como a Organização Mundial de Saúde e também a Organização Pan-Americana da Saúde, parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade, para definir o uso racional.

Na prática, todos são responsáveis por promover o uso racional e correto de medicamentos: governo, indústria, profissionais da saúde e inclusive os pacientes.

A cartilha que pode ser visualizada clicando aqui ou ainda no item “Informativos” foi elaborada a partir da necessidade de ajudar as pessoas a conhecerem algumas regras para o correto consumo de medicamentos, além de diminuir ou minimizar os erros mais comuns e contribuir para o tratamento adequado dos pacientes.