Operação “Medicamento Verdadeiro” fecha farmácias irregulares e apreende medicamento falsificado na Capital

Campo Grande foi surpreendida pelo resultado da operação Medicamento Verdadeiro, deflagrada pela equipe formada por Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), vigilâncias sanitárias municipal e estadual, CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia), Delegacia do Consumidor e Polícia Federal, onde várias farmácias da capital foram fiscalizadas. A operação que teve início na tarde desta terça-feira prossegue durante a quarta-feira (29). Apenas ontem, foram autuados seis estabelecimentos, onde três proprietários de farmácia e um farmacêutico foram presos. As irregularidades eram muitas e variam desde a falta de registro no CRF, ausência de farmacêutico responsável, venda de medicamento contrabandeado, vencido ou adulterado, venda de medicamento controlado sem retenção de receita ou com receita adulterada ou falsificada, aplicação de injetáveis sem receita, venda de medicamentos sem registro e até comercialização de medicamentos de uso restrito hospitalar, entre uma diversidade de irregularidades que colocam em risco a saúde da população. Diversas regiões de Campo Grande receberam a equipe de fiscalização e as farmácias irregulares são das mais variadas regiões da cidade, desde a área central, até os bairros Amambaí, Zé Pereira, Nova Lima, Planalto, entre outros. Campo Grande conta atualmente com 277 estabelecimentos farmacêuticos, sendo que destes, pelo menos nove foram fiscalizados na terça-feira durante a operação. No total, Mato Grosso do Sul possui 1003 farmácias e 726 estão distribuídas no interior do estado. A operação Medicamento Verdadeiro teve início através de uma iniciativa da Anvisa, que realiza em Campo Grande, nos dias 30 de setembro e 01° de outubro, o workshop Combate aos Medicamentos Irregulares e contando com apoio logístico (veículos e fiscais) do CRF/MS e colaboração das vigilâncias sanitárias, Decon e PF, decidiu realizar tal ação, com o objetivo de retirar do mercado as farmácias irregulares, que burlam a saúde com diversas práticas ilícitas. Para apresentar o resultado final da operação, com todos os detalhes, será realizada às 16 horas desta quarta-feira (29), no auditório do CRF/MS, uma coletiva de imprensa, com a presença do presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, representantes da Anvisa e dos demais órgãos envolvidos na operação. O CRF/MS está localizado na Rua Rodolfo José Pinho, n° 66, Jardim São Bento.