Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Oportunidades e valorização! Conselhos ampliam trabalhos para transformar a profissão farmacêutica em MS

Desde o início do ano os trabalhos nos conselhos regional e federal de farmácia estão sendo ampliados. A linha de trabalho dos representantes está sendo a união e a valorização, visto que as atividades técnicas e os atos de legislação estão ocorrendo normalmente.

Na última semana, os profissionais comemoraram o Dia Nacional do Farmacêutico e dentro das agendas de trabalho estavam reuniões estratégicas para gerar mais oportunidades os profissionais, entre elas a criação de novos concursos públicos, convocação dos concursos existentes, valor salarial oferecido nos concursos e processos seletivos e até mesmo melhoria nas condições de trabalho, atividade que será desenvolvida em parceria com o sindicato da classe.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS), Flávio Shinzato, confirma esse momento como um marco na profissão. "Colocamos todo o nosso time de assessores para mobilizar os gestores públicos e incentivar os empreendedores da rede privada. Precisamos contratar mais farmacêuticos, gerar concursos, remunerar melhor e oferecer educação continuada de alto nível. É isso que estamos reforçando", afirmou a liderança, que tem acompanhado o trabalho de outras instituições a nível de Brasil para entender o cenário da profissão.

A reunião com o assessor Adilson Rodrigues, do senador Nelsinho Trad, foi uma das agendas. Adilson colocou o gabinete do senador a disposição e reforçou que os conselhos precisam listar as demandas da classe para essas pautas serem defendidas junto aos prefeitos do interior do MS e até mesmo no Ministério da Saúde.

Já em Dourados, o diretor do CRF/MS, Cleber Massato, e as conselheiras federais Márcia Saldanha e Fabiana de Paula, se reuniram com os gestores da prefeitura, entre eles o prefeito Alan Guedes. Na pauta, apoio aos projetos de Lei, criação de mais vagas na prefeitura, qualificação dos servidores da saúde, melhor remuneração aos farmacêuticos, entre outras. Participaram dessa agenda em Dourados, o secretário de Saúde, Waldno Pereira, coordenadora municipal de Assistência Farmacêutica, Carolina Silva, farmacêutica e pesquisadora da Fiocruz, Ana Tereza Guerrero, e as farmacêuticas Maria Franco Lucas e Ana Paula Albertoni.

No mesmo dia, o deputado federal Beto Pereira foi abordado pelas conselheiras federais sobre o apoio a classe. "Ele foi receptivo e acreditamos que as demandas enviadas ao gabinete dele em Brasília podem ter o apoio. É um passo a mais que os conselhos dão em benefício da classe", destacou a conselheira federal, Márcia Saldanha.

Fechando a semana, a reunião foi com o administrador agenor Mattiello, que preside o Fórum dos Secretários Municipais de Administração (FESMAD), gestores estratégicos para a abertura e a geração de concursos nos municípios. Ele é secretário de Gestão da Prefeitura de Campo Grande e tem indicadores que comprovam a boa gestão municipal. "Mattiello foi solidário a nossa causa e vamos ter bons resultados em breve, principalmente com a convocação de novos aprovados em concursos e a possibilidade de listar e mostrar, em documento, os pontos da profissão farmacêutica que precisam ser melhorados dentro da saúde municipal. Vamos envolver os conselheiros regionais de farmácia e membros de grupos técnicos para fazer esse levantamento e defender junto ao município, não só em Campo Grande, mas no interior também", destacou o presidente Flávio Shinzato.

Os representantes dos conselhos CRF/MS e CFF estão empenhados em realizar novas rodadas de reuniões com gestores. Entre as instituições mobilizadas, estão o COSEMS, Secretaria de Estado de Saúde, Associação dos Municípios, União da Câmara de Vereadores, entre outras, todas estratégicas para abrir oportunidades de trabalho e valorização aos farmacêuticos de Mato Grosso do Sul.

Profissionais que puderem contribuir, a Assessoria Institucional do CRF/MS disponibiliza o e-mail para receber as sugestões: assessor@crfms.org.br.