Osnei Okumoto é homenageado com a Comenda do Mérito Farmacêutico
No dia 20 de janeiro, o plenário do CFF homenageia com a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico, personalidades que se destacaram na área da saúde
Por indicação do conselheiro federal até 2013, Ricardo Ferreira Nantes, o farmacêutico Osnei Okumoto recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) no último dia 24, na solenidade em Brasília. Representantes dos CRF’s de todo País e autoridades se reuniram no hotel Naoum Plaza para a cerimônia que fez parte das comemorações pelo Dia do Farmacêutico.
Na abertura, o presidente do CFF, Walter Jorge João, enalteceu a figura dos homenageados em seu discurso. “Nesse momento, em que comemoramos a nossa data máxima, em que fazemos uma reflexão histórica da profissão, inevitável não lembrar e não homenagear todos aqueles que ajudaram a construir a rica história da profissão até aqui.”
No dia 20 de janeiro, o plenário do CFF homenageia, regimentalmente, com a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico, personalidades nacionais e internacionais que se destacaram na área da saúde, em especial na Farmácia. Foram 27 homenageados.
Osnei Okumoto é uma das maiores autoridades em Hematologia e Hemoterapia. Nascido em Campo Grande, se formou em 1985, Universidade Estadual de Maringá e partir de então foi rompendo fronteiras e buscando caminhos tanto em sua qualificação, como na política profissional.
Chefiou a Divisão Médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenou o Laboratório de Sorologia e Imunohematologia do Banco de Sangue da Santa Casa de Campo Grande. Também foi coordenador de Sangue e Hemoderivados e da Hemorrede do Mato Grosso do Sul, além de ser conselheiro estadual de Saúde, vice-presidente, tesoureiro e presidente do CRF/MS e conselheiro federal, foi ainda presidente da Comissão de Legislação e Regulamentação e Integrante das Comissões Parlamentar e de Legislação e Regulamentação do CFF e atualmente é professor de Hematologia Clínica da Uniderp e membro da Câmara Técnica em Saúde do Tribunal de Justiça do Estado.
A Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988. A homenagem destaca farmacêuticos e autoridades com relevantes serviços prestados à profissão.