Paranaíba recebe Drive Thru de Descarte Correto de Medicamentos dias 27 e 28 de novembro

Na ação terá ainda local para descarte de eletrônicos

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) realizará nos dias 27 e 28 de novembro, em Paranaíba, um Drive Thru de Descarte Correto de Medicamentos e Eletrônicos. A primeira ação foi realizada em maio deste ano em Campo Grande, e a segunda em setembro em Dourados, e foram um sucesso. Agora é a vez dos moradores de Paranaíba fazerem o descarte correto e contribuir com o meio ambiente.

“Muitas famílias tem em casa a caixinha de medicamentos, alguns vencidos ou que não utilizam mais. A destinação correta ajuda a evitar acidentes domésticos, principalmente com as crianças em casa, como também a preservação do meio ambiente, pois se descartado corretamente, evitará com que seja jogado no vaso sanitário, na pia ou qualquer outro ambiente. A situação dos eletrônicos é a mesma coisa, pois muitos acabam jogando em vias públicas, prejudicando o meio ambiente também”, destaca o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato.

Como neste período de pandemia a orientação é distanciamento social, a população poderá fazer o descarte do medicamento e do lixo eletrônico sem descer do veículo. O Drive Thru será na Praça Central da cidade. Na sexta-feira (27) a ação será das 8h às 16h e no sábado (28) das 8h às 13h.

“É muito importante essa ação aqui em Paranaíba. Sabemos dos riscos ao meio ambiente do descarte irregular de medicamentos e eletrônicos, e isso tudo acaba prejudicando também a população. Então esperamos a participação de todos em prol desta causa”, ressalta a diretora do departamento de Vigilância Sanitária de Paranaíba, Giane Gonsales Machado.

Vale destacar que qualquer tipo de medicamento pode ser descartado no recipiente adequado. Quanto aos eletrônicos, a Recic.LE receberá televisores inteiros, computadores, celulares, impressoras, telefones, calculadoras, teclados, som, entre outros. Na parte dos eletrônicos não pode ser descartado: pilhas, lâmpadas, tubo de TV, toner de impressoras ou produtos desmontados.

A ação é uma realização do CRF/MS, com apoio da Prefeitura de Paranaíba, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Recic.LE e Bioaccess.

Em Mato Grosso do Sul existe a Lei Estadual Nº 5180 DE 12/04/2018 que torna compulsória a coleta de medicamentos vencidos em todas as farmácias e drogarias. A lei obriga as farmácias e drogarias manterem recipientes para coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos deteriorados ou com prazo de validade expirado, a disposição dos clientes.

Descarte – Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, em 2019, apurou qual é a forma mais usual de descarte dos medicamentos que sobram ou vencem, e 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas para a destinação final desses resíduos. Nas Regiões Centro-Oeste/Norte, o porcentual é ainda maior, 85%. O índice somente é superado pelo apurado na Região Nordeste, 87%. Nas regiões Sudeste e Sul os porcentuais foram de 75% e 53%, respectivamente. Pelos resultados da pesquisa, a maioria da população descarta sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos no lixo comum. Quase 10% afirmaram que jogam os restos no esgoto doméstico (pias, vasos sanitários e tanque).

A pesquisa constatou ainda que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores ao estudo. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Na região centro-oeste/norte este índice sobe para 80%, nordeste fica em 79%, sudeste (77%), sul (71%).

Paranaíba

DATA: 27 de novembro (sexta-feira) das 8h às 16h