Parceiro de projeto, CRF/MS participa da abertura da Semana Antidrogas

O CRF/MS participou nesta quarta-feira (18), da abertura oficial da Semana Nacional e Estadual Antidrogas, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do Cead (Conselho Estadual Antidrogas) e do Comad (Conselho Municipal Antidrogas) e tem como parceiro, o CRF/MS.

A Semana Antidrogas é o momento em que organizações governamentais e não governamentais se unem para mobilizar a sociedade nas ações preventivas, na responsabilidade compartilhada e na conscientização frente ao grave problema das drogas, enfrentado especialmente pelos jovens.

Representando o Conselho, esteve presente a diretora-tesoureira Kelle Luz Slavec, que também é conselheira do Cead. Kelle ressaltou a importância do CRF/MS em estar junto, lutando pela prevenção.

“É como se fossemos um exército, cada um contribuindo para construir uma sociedade melhor, onde a família é o primeiro alicerce e unindo as nossas forças, junto das esferas públicas e privadas, combateremos este grande mal que nos aflige nos dias de hoje. Prevenir é construir saúde, construir saúde é um ato de inteligência. Todos nós somos chamados a ajudar e não só esperar do Estado, mas fazer também a nossa parte”, destacou Kelle.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Estadual Antidrogas, promotor Sérgio Harfouche frisou que a questão das drogas não é só um problema de segurança pública, como também de saúde. Harfouche comparou o cenário alastrado de drogas com a “metástase de câncer vivida no Brasil. “O assunto está ocupando espaços cada vez maiores e não se tem uma abordagem humana, que trate os dependentes não como criminosos, mas como pacientes mesmo”.

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, também esteve presente na solenidade e ressaltou que este é um problema de todos. “Não é só do Cead, da Polícia, é de todos. A prefeitura está em fase adiantada de ações de esporte e música para retirar crianças e adolescentes das ruas. Tem jeito de lidar com o problema das drogas sim, desde que encare com responsabilidade”, afirmou.

A programação da Semana segue até o dia 26 de junho, incluindo palestras, incineração de drogas, passeio ciclístico e o show de encerramento com a cantora gospel Fernanda Brum, no dia 26, na praça do Rádio Clube.