PERFIL DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS EM MATO GROSSO DO SUL *

Em 20 de janeiro deste ano, a Anvisa divulgou um boletim técnico com informações a respeito do consumo de medicamentos controlados. O documento indica que, desde 2007, os ansiolíticos feitos a partir de substâncias como o clonazepam, bromazepam e alprazolam são os mais consumidos entre os 166 princípios ativos listados numa portaria que inclui as substâncias usadas em outros medicamentos de uso controlado, como emagrecedores e anabolizantes. A venda legal do primeiro deles, comercializado com o nome fantasia Rivotril, saltou de 29,46 mil caixas em 2007 para 10,59 milhões em 2010. Na segunda edição do Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O documento traz uma série de dados relativos ao comércio de medicamentos controlados no Brasil e demonstra que os ansiolíticos Clonazepam, Bromazepan e Alprazolam foram as substâncias controladas mais consumidas pela população brasileira no período de 2007 a 2010. Usados no tratamento dos distúrbios da ansiedade, esses medicamentos ocuparam, durante todo o período analisado, as três primeiras posições de venda. Só em 2010, foram vendidas cerca de 10 milhões de caixas do medicamento Clonazepam – o primeiro da lista.O segundo mais comercializado foi o psicotrópico Bromazepan, com 4,4 milhões de unidades vendidas, seguido pelo medicamento Alprazolam, que registrou 4,3 milhões de unidades. MAPA DE FARMACOEPIDEMIOLOGIA Quadro 1:Quantidade dispensada das cinco substâncias psicotrópicas (medicamentos sujeitos a controle especial pela Portaria 344) mais consumidos no Estado de Mato Grosso do Sul, comparativamente em 2009 e 2010. Clique aqui para acessar. Fonte: 2ª Edição do Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), MS, 2012. Analisando os dados, verificamos que houve um aumento expressivo no consumo desses medicamentos entre 2009 e 2010. Comparativamente entre os períodos analisados, o clonazepam (Rivotril, ansiolítico/calmante), o psicofármaco mais consumido no Estado, teve um aumento de consumo de 76%; a testosterona (Durateston, esteróide anabolizante) teve um acréscimo de 76,6%; o alprazolam (Frontal, ansiolítico usando na síndrome do pânico) destacou-se com o maior aumento percentual, apresentando um salto de 83,4% nas vendas; e com a carbamazepina (Tegretol, anticonvulsivante) o incremento foi de 64,7% em relação ao ano anterior. Em comparação com o Estado vizinho, em Mato Grosso as substâncias Clonazepam e Testosterona também lideram o ranking dos medicamentos psicotrópicos mais prescritos. Entretanto, o aumento no seu consumo pode ser considerado discreto. Em 2009, foram vendidas 68.063 caixas do calmante Clonazepam e em 2010 foram comercializadas 94.301 caixas do medicamento (aumento de 38,5%). No caso do anabolizante Testosterona, em 2009 foram vendidas 55.020 caixas e em 2010 a quantidade aumentou para 73.844 (aumento de 34,2%). Quadro 2: Quantidade dispensada das cinco substâncias psicotrópicas (medicamentos sujeitos a controle especial pela Portaria 344) mais consumidos no Estado de Mato Grosso, comparativamente em 2009 e 2010. Clique aqui para acessar. Fonte: 2ª Edição do Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), MT, 2012. Os números, no entanto, não são fidedignos. Segundo declarações da Anvisa, até 2008, poucas farmácias autorizadas a vender os medicamentes tarja preta prestavam informações em tempo real ao sistema eletrônico da Anvisa chamado de SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados). E, apesar de uma melhora gradativa na qualidade das informações fornecidas ao sistema, ainda não são todos os estabelecimentos que fornecem os dados, o que o Diretor-Presidente da agência, Dirceu Barbano, acredita que ocorra em breve. Estamos chegando ao número que é efetivamente comercializado. Isso irá nos permitir dizer se os números são ou não são altos para o Brasil. Por enquanto, temos um número crescente de prescrições e estamos tentando caracterizar quais são os produtos e quem são os profissionais que os recomendam para, então, analisar o que deve ser feito, concluiu Barbano. Fonte: Agência Brasil e Assessoria de Imprensa da Anvisa * O Farmacêutico Adam Adami já foi gestor do SNGPC do Estado de Mato Grosso do Sul, é Diretor Tesoureiro do CRF/MS, atua como Fiscal da Vigilância Sanitária Estadual e é conselheiro titular do Conselho Estadual Antidrogas (CEAD/MS).