Polícia Civil investiga medicamentos anti-HIV encontrados em matagal

Seringas e ampolas do remédio Fuzeon, estavam jogadas às margens de uma rodovia, a maioria deles dentro do prazo de validade

A Polícia Civil de Campo Grande investiga o caso de um lote de medicamentos anti-HIV encontrado em um matagal, em Campo Grande, na última sexta-feira (17).

Seringas e ampolas do remédio Fuzeon, distribuído exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a pacientes portadores do vírus HIV estavam jogadas às margens de uma rodovia dentro do perímetro urbano, a maioria deles dentro do prazo de validade.

Como a distribuição do medicamento é controlada, a Polícia Civil acredita ser possível rastrear o lote que foi descartado e, assim, chegar à Unidade Básica de Saúde onde ele deveria estar armazenado ou até mesmo ao paciente para o qual teria sido destinado.

Segundo a reportagem do MS Record, a delegada Ângela Salete Scorza disse que a Vigilância Sanitária fez toda a apreensão do material por existirem receitas com o nome de pessoas, que serão analisadas.

Para o Conselho Regional de Farmácia, chama atenção a forma como os medicamentos foram encontrados.

"Trata-se de embalagem hospitalar de apresentação em grande quantidade, que nos remete a imaginar um caso de um desvio ou de um furto de estoque de uma farmácia pública, por exemplo", analisa o diretor do Conselho, Adam Macedo Adami.

O que preocupa as autoridades é que há suspeita de que os medicamentos estivessem no local desde o começo da semana e que, existe a possibilidade de muitos já terem sido levados por moradores da região.

"O consumo desses medicamentos pode levar desde graves reações adversas, intoxicação e até mesmo a morte", alerta Adami.