População adere campanha e CRF/MS atende centenas em ação no Calçadão

Farmacêuticos, acadêmicos e o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) realizaram mais de 200 atendimentos na manhã dessa quarta-feira, dia 24. A ação “Farmacêuticos na Praça” faz parte da Semana Nacional do Farmacêutico, realizada em todo País.

Durante toda manhã, os profissionais fizeram assistência e orientação farmacêutica, além de aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar e descarte e recolhimento de medicamentos vencidos. Em parceria com o Hemosul, a população também pode doar sangue e fazer o cadastro para doação de medula óssea. No total, fora 34 bolsas de sangue e 26 cadastros para medula.

Quem passou pelos serviços de aferição de pressão e dosagem de glicemia foi o militar aposentado Sérgio Ferreira Barbosa. Aos 67 anos, a saúde dele é estável. Recentemente ele conta ter passado por uma investigação de um aneurisma. “Está tudo dentro do normal”, responde.

Sobre a ação, ele comenta que o farmacêutico é, dos profissionais de saúde o menos comentado. “Se fala muito do dentista, do médico, mas o farmacêutico é muito importante. Médico nenhum faz tratamento sem exame dos farmacêuticos. Tudo gira em torno deles”.

O aposentado Pedro da Cruz, de 64 anos, foi um dos que aprovou a ideia da ação pela facilidade. “É uma oportunidade para a gente vir. É difícil medir a pressão, não tem lugar certo, é muito bom assim, na rua”, afirma.

Aos 22 anos, a cuidadora de idosos, Elenice Silva Santos, compareceu à ação para se tornar doadora de sangue. “É minha primeira vez, meus pais já doam, eu senti vontade, fiquei sabendo e resolvi fazer”, explica.

A ação contou com apoio dos acadêmicos de Farmácia da Uniderp e também da UCDB. Acadêmica do 3º ano, Yohana Marjurye Carvalho Japert, de 24 anos, esteve aferindo pressão e fazendo a dosagem da glicose. “Achei muito interessante esse contato com a população. Às vezes as pessoas se privam da necessidade que têm e não é comum e nem acessível à população, assim, por essas ações, ficamos mais próximo do paciente, você explica melhor e tira as dúvidas”, resume.

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, destaca que a intenção de divulgar o trabalho do farmacêutico foi cumprida. “Agora que o farmacêutico teve a sua importância ampliada e reconhecida com a publicação da Lei 13.021/14 de 11 de agosto que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde, precisamos apresentar isto à população”, ressalta.

A Semana Nacional do Farmacêutico acontece do dia 22 a 27 de setembro em Campo Grande, Dourados, Maracaju e Três Lagoas, em comemoração ao Dia Internacional e também ao Dia Municipal do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro.

Na Capital, a ação contou com o apoio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Drogaria Ostetto, Sinfarms (Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul), Associação dos Diabéticos da Paróquia São Judas Tadeu, Le Moulin Depilação, Ipog, City Lar, Laboratório Biodiagnostic, Laboratório Célula.

Para ver a galeria de imagens, clique aqui.