Prefeito recebe comenda e destaca importância do profissional farmacêutico
Diante de uma platéia composta por farmacêuticos e personalidades ligadas ao setor de saúde, o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico e destacou a importância do profissional no sistema público. A homenagem reforça o apoio da administração municipal às ações do CRF/MS.
“A outorga desta comenda ao prefeito de Campo Grande representa o reconhecimento da nossa categoria devido ao número expressivo de contratações de farmacêuticos e da força de vontade para fazer uma saúde pública de qualidade” ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.
Ele acredita que, a partir desta homenagem, o CRF/MS possa chamar atenção para a importância do trabalho e da competência do farmacêutico. “Com este prêmio, queremos além de prestar uma justa homenagem, abrir portas para podermos demonstrar que a inclusão do farmacêutico na rede pública deve ser tratada como um investimento e não um gasto”, completa o presidente.
Abrão enfatiza que a assistência do profissional garante maior adesão ao tratamento e, desta maneira, evita o retorno do paciente ao sistema público de saúde. “Assim conseguimos inserir na cultura da população o uso racional de medicamentos e promover economia para os cofres públicos”, conclui.
Convidado a participar da solenidade que marca da comemoração do Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva não foi ao evento, mas enviou uma mensagem na qual demonstra respeito à atuação profissional.
“Valorizo bastante a ética em qualquer profissão e não poderia ser diferente com relação à Farmácia. O profissional farmacêutico, em que normalmente se confia, lida com saúde e o bem-estar das pessoas. Ele deve honrar a memória de Rodolfo Albino e corresponde a essa confiança. Estou certo de que a grande maioria dos farmacêuticos faz jus a esse conceito e, assim, trabalha com critério e responsabilidade. Inclusive na preparação, acondicionamento e comercialização de substâncias e produtos terapêuticos. Entretanto, como outras atividades que interagem com a saúde humana, as farmácias e drogarias devem ser objeto de fiscalização, a qual não deve se omitir em nenhuma etapa do processo, inclusive com relação aos agentes que nele interferem”, diz o discurso.
Consulta pública: O presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Raposo de Melo, que também recebeu a comenda, anunciou durante a solenidade que o resultado da consulta pública 69 acerca da venda de produtos alheios em farmácias e drogarias será divulgado como resolução, ainda no primeiro trimestre deste ano.