Prefeitura decreta que farmácias da Capital poderão aplicar vacina contra a gripe
As farmácias e drogarias interessadas precisam formalizar termo de adesão junto à Sesau
Como a orientação da Organização Mundial de Saúde é evitar aglomeração para reduzir o índice de proliferação do Coronavírus a campanha de vacinação deste ano terá mais locais de vacinação, e para isso a prefeitura da Capital publicou, nesta sexta-feira (20), uma portaria autorizando as farmácias e drogarias a fazerem o serviço de vacinação contra a gripe.
As vacinas serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde e sem qualquer custo para o usuário. As farmácias que farão a vacinação deverão divulgar a informação através de cartazes ou banners.
As farmácias e drogarias interessadas formalizarão termo de adesão junto à Secretaria Municipal de Saúde, de onde constarão as seguintes condições:
I – gratuidade da participação;
II – compromisso de armazenar e ministrar as vacinas de acordo as normas técnicas aplicáveis, exclusivamente para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde;
III – submissão à supervisão e coordenação da Secretaria Municipal de Saúde;
IV – devida identificação das pessoas que receberam as vacinas, conforme formulários disponibilizados pela SESAU;
V – nas farmácias e drogarias, a aplicação das vacinas deverá ser realizada por profissionais de saúde, devidamente habilitados e registrados perante o respectivo Conselho de Fiscalização Profissional.
O Serviço de Imunização da SESAU realizará treinamento para os profissionais que realizarão a vacinação.
Além das farmácias a prefeitura também instalará dez tendas de vacinação junto a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).
Caso os interessados em aderir a campanha de vacinação tenham alguma dúvida basta entrar em contato com a Conselheira Federal Márcia Saldanha: WhatsApp - (67)98423-0464.