Prescrição, atribuições e título de especialista; CFF está com 5 consultas abertas até dia 22
O CFF (Conselho Federal de Farmácia) está com cinco consultas públicas em aberto para receber sugestões dos farmacêuticos até o dia 22 de julho. Três delas, que seguem abaixo, tratam da especialização do farmacêutico.
A
Consulta Pública nº 08 - dispõe sobre as normas e os procedimentos necessários para o registro da certificação de título de especialista farmacêutico. A de
n° 09, fala sobre as normas e os procedimentos necessários para a certificação do título de especialista profissional farmacêutico e o seu registro.
Já a última consulta relacionada ao assunto,
Consulta Pública nº 10 - dispõe sobre a regulamentação de cursos livres para a especialização profissional farmacêutica a serem reconhecidos pelo CFF.
Além destas, o CFF também está aceitando sugestões em cima da proposta de resolução que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico. De acordo com o texto, essas atribuições visam à promoção, proteção e recuperação da saúde.
A
Consulta Pública nº 07/2013 estabelece que são clínicas do farmacêutico: estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente segundo preceitos profissionais e bioéticos; Participar da avaliação da farmacoterapia, contribuindo para que o paciente utilize os medicamentos de que necessita, nas doses, vias de administração e duração adequadas, de forma segura, e de modo que o mesmo tenha condições para realizar o tratamento conforme recomendado pela equipe de saúde; entre outras.
As sugestões e contribuições devem ser encaminhadas em formulário próprio (anexo) até o dia 22 de julho de 2013. Para visualizar texto da proposta e formulário para envio de sugestões, clique
aqui.
A outra Consulta Pública é em cima da prescrição farmacêutica, que prevê a seleção de terapias farmacológica e não farmacológica, além de outras intervenções relativas ao cuidado do paciente, “no limite de sua competência profissional”. As terapias farmacológicas incluem os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição.
Para visualizar o material completo sobre a prescrição farmacêutica, clique
aqui.
Todas as consultas devem ser enviadas em formulários específicos. Para envio de sugestões às consultas de número 08, 09 e 10, clique
aqui. Sobre atribuições farmacêuticas, clique
aqui.