Presidente do CFF destaca atuação de MS em I Encontro Sul-Mato-Grossense de Farmacêuticos

Evento é realizado pelo CFF, SES e Governo do Estado

Teve início nesta terça-feira, 27, e segue até esta quarta-feira, 28, o I Encontro Sul-Mato- Grossense de Farmacêuticos: "Novos rumos da vigilância aos cuidados farmacêuticos", realizado em Campo Grande, pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com a Secretaria de Saúde de MS e Governo do Estado.

A abertura do evento que conta com diversas palestras voltadas aos farmacêuticos foi realizada nesta manhã. "Temos que investir na qualificação para ocuparmos nossos espaços. Segundo o Civitox, 90% dos atendimentos são de pessoas com dúvidas sobre medicamentos ou casos de intoxicação", ressalta a conselheira federal do CFF, Ângela Cristina Rodrigues Cunha Castro Lopes.

A programação é em comemoração ao Dia do Farmacêutico, que foi celebrado no domingo, 25. " O farmacêutico desempenha um importante papel na saúde pública. Nós sabemos da importância desse profissional no cuidado da saúde da população", destaca a secretária adjunta de saúde de MS, Christine Maymone, que participou da abertura.

"Temos muito a comemorar. Hoje vivemos a nova face do farmacêutico. Somos profissionais da saúde. Precisamos sair da zona de conforto para nos destacarmos e sermos mais valorizados. Mas estamos alcançando muitas conquistas. A nossa profissão é que mais se mobiliza em todo país", ressalta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, que esteve na abertura.

O presidente do CFF ainda destacou a atuação do CRF/MS: "Mato Grosso do Sul tem desenvolvido um trabalho brilhante. O que está sendo feito no Estado é algo de vanguarda".

A presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, que também participou da solenidade de abertura lembrou que as resoluções 585 e 586, que regulamentou as atribuições clínicas e que regulou a prescrição farmacêutica foram aprovadas durante um congresso realizado no Estado pelo CRF/MS.

Em Campo Grande, a prefeitura já implantou consultórios farmacêuticos em algumas unidades básicas de saúde e tem projeto de expansão. "Nós sempre estamos trabalhando para o crescimento e valorização da profissão. Apoiamos a prefeitura na implantação dos consultórios. Regularizamos as farmácias públicas e ajudamos a capacitar os profissionais da rede. Hoje o consultório farmacêutico está se tornando uma realidade e temos planos para o Estado. Nós profissionais temos que procurar avançar para garantir esse nosso espaço", destaca a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

Também estiveram presentes: o membro da diretoria do CRF/MS, Alexandre Corrêa, os conselheiros, Adam Adami Macedo, Flávia Buainain, Fabiana Vicente, Márcia Saldanha e o conselheiro licenciado, Thiago de Freitas, além do coordenador de assistência farmacêutica de Campo Grande, Américo Basílio.