Presidente do CFF é reeleito
O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, esteve presente na última plenária do ano do CFF
O farmacêutico Walter da Silva Jorge João, conselheiro federal pelo Pará, foi mantido na Presidência do Conselho. Foram reeleitos, Valmir de Santi, vice-presidente, e João Samuel Meira, tesoureiro. O cargo de secretário-geral será ocupado por José Gildo da Silva, em substituição a José Vílmore Silva Lopes Júnior, que encerrou seu mandato como conselheiro federal pelo estado do Piauí.
Foto: Maeda/CFF
“Desejo que essa diretoria continue trabalhando para o crescimento da profissão farmacêutica. São nossos representantes que estarão à frente de algumas de nossas causas. Desejo muito sucesso em todas as lutas que travarem pelo bem da profissão”, declara o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.
Durante a Plenária, também foi realizada a diplomação dos conselheiros federais eleitos para o quadriênio 2016-2019. Além dos diretores, Walter da Silva Jorge João, presidente, João Samuel Meira, tesoureiro, e José Gildo da Silva, secretário-geral, foram diplomados outros sete conselheiros federais reeleitos e seus respectivos suplentes. O Plenário foi renovado com a diplomação de cinco membros.
Em seu discurso na abertura da reunião plenária, o presidente Walter da Silva Jorge João fez uma breve retrospectiva sobre os dois mandatos cumpridos no período de 2012 a 2015. Ele destacou importantes conquistas para a classe farmacêutica logradas nas duas gestões, com ênfase na aprovação da Lei 13.021/14. “De um malfadado projeto de lei que certamente resultaria na demissão de 70 mil farmacêuticos, construímos um novo conceito para farmácias e drogarias no Brasil, em que não se admite a ausência do farmacêutico como responsável técnico. Os estabelecimentos do varejo farmacêutico deixaram de ser lojas para se transformar em unidades de assistência à saúde.”
Walter Jorge João assinalou que, somente com a união da categoria, que ele pregou desde o seu discurso de posse em 2012, foram possíveis não só a aprovação da lei, como as demais conquistas. Entre estas, citou o veto da presidente Dilma à venda de medicamentos em supermercados, em 2012; e a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que agora conta com 8 ocupações e 117 sinônimos. Ele assinalou que os avanços requerem, além da união, muita sabedoria e estratégia política. “Conseguimos a aprovação do PL que prevê a obrigatoriedade da presença dos farmacêuticos nas farmácias do Sistema em todas as comissões por onde ele tramitou até agora, tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado. Mas, na reta final, tivemos de trabalhar para que ele não fosse submetido à sanção da presidente Dilma Rousseff porque, em função do momento que o país está vivendo, de crise financeira e política, ele poderia ser vetado. Foi melhor aguardar.”
Já como presidente e em nome da Diretoria eleita, Walter da Silva Jorge João agradeceu o apoio, a consideração e o reconhecimento demonstrados pelo Plenário. “O que nos alegra, fortalece e dá coragem é perceber que podemos contar com a lealdade e a amizade sincera de vocês. Temos nossas divergências, como já disse, mas, também, maturidade para lidar com essas situações e discernir o que realmente importa para o engrandecimento de nossa profissão”, disse o presidente. Walter Jorge João comprometeu-se em dar continuidade aos projetos e ações desenvolvidas nos últimos quatro anos e anunciou que as propostas para o próximo mandato serão apresentadas na reunião plenária dos dias 28 e 29 de janeiro.Nova Diretoria:
Walter da Silva Jorge João – Presidente (PA)
Valmir de Santi – Vice-presidente (PR)
José Gildo da Silva – Secretário-geral (AL)
João Samuel de Morais Meira – Tesoureiro (PB)
Foram diplomados os seguintes farmacêuticos reeleitos:
José Gildo da Silva, titular, e Mônica Meira Leite Rodrigues, suplente (AL);
Gedayas Medeiros Pedro, titular, e Jorge Luiz Joaquim Terrão, suplente (ES);
Walter da Silva Jorge João, titular, e Luis Fernando Rodrigues de Mendonça, suplente (PA);
João Samuel de Morais Meira, titular, e Patrícia Avelar Navarro, suplente (PB);
Lenira da Silva Costa, titular, e Jairo Sotero Nogueira de Souza, suplente (RN);
Josué Sckostack, titular, e William Peres, suplente (RS);
Lérida Maria dos Santos Vieira, titular, e Geysa Cristina Farias da Silva, suplente (RO);
Paulo Roberto Boff, titular, e Silvana Nair Leite Contezini, suplente (SC);
Marcelo Polacow Bisson, titular, e Margarete Akemi Kishi, suplente (SP).
O Plenário foi renovado com a diplomação dos seguintes farmacêuticos:
Luís Cláudio Mapurunga da Frota, titular, e Carlos Wangles Soares, suplente (CE);
Gérson Antônio Pianetti, titular, e Kátia Mendes do Bom Conselho, suplente (MG);
Braulio César de Souza, titular, e Carlos Eugênio Muniz de Holanda, suplente (PE);
Osvaldo Bonfim de Carvalho, titular, e Elena Lúcia Sales de Sousa, suplente (PI);
Alex Sandro Rodrigues Baiense, titular, e Nylza Maria Tavares Gonçalves, suplente.